Conteúdo da Notícia

Direito 2009 terá início nesta quinta-feira, dia 7, no Centro de Convenções

Ouvir: Direito 2009 terá início nesta quinta-feira, dia 7, no Centro de Convenções

02/05/2009
Completando um ciclo de duas décadas de ininterrupta efetivação, terá início na próxima 5ª.feira, dia 7, no Centro de Convenções do Ceará, a vigésima edição do Direito 2009, encontro nacional da classe jurídica tradicionalmente realizado em Fortaleza, sob os auspícios da Fundação Instituto Delmiro Gouveia (IDG). É o maior evento jurídico de caráter multidisciplinar do país, já que sua abrangência não está restrita a nenhum ramo do Direito em particular. Dele fazem parte temas referentes ao Direito Público e Direito Privado.
Feira temática
O Direito 2009, este ano, traz em seu bojo também uma Feira Temática de Livros Jurídicos de Autores Cearenses, dedicando boa parte de seu espaço/tempo à exposição, lançamento e venda de obras de nossos autores, com a realização de palestras e debates no Workshop para autores jurídicos cearenses no dia 7 de maio, 5ª.feira, das 14h:30min às 18h:30min. O workshop, com a presença de profissionais locais e nacionais do setor, pretende esgotar os temas referentes ao mercado editorial de livros jurídicos no Brasil, editoras cearenses e produção local de publicações jurídicas e ainda sobre os livros eletrônicos ou e-books, com o uso da Internet, para a difusão e comercialização de publicações jurídicas.
O presidente e organizador do congresso advogado e jornalista Sabino Henrique de Carvalho (foto 1) está formulando convite aberto a todos os autores locais a se fazerem presentes à feira, adiantando: ?Não cobraremos inscrições dos autores interessados em participar dessa parte do evento?. ?Inclusive eles podem realizar lançamentos de títulos, sessões de autógrafos e comercialização dos seus exemplares in loco, tudo grátis?, acrescenta.
Eventos paralelos
Além das 20 palestras constantes do programa (clique no banner da 1ª.página deste portal), ocorrerão outras atividades, como o workshop para professores (6ª. e sábado), o curso de gestão e capacitação para escritórios de advocacia, onde serão revelados os segredos para a boa gerência dos escritórios de advocacia, constituídos na forma de modernas empresas (dias 7 e 8 de maio, 6ª. e sábado); os cursos práticos, onde se destaca a orientação para o Exame de Ordem (OAB) e a realização de concursos públicos; a apresentação e julgamento de Teses Acadêmicas para estudantes e profissionais do Direito, culminando com uma novidade, também com inscrição gratuita. Aqueles estudantes do ensino médio que ainda não se decidiram pela carreira, e sobre qual vestibular pretendem prestar, poderão participar gratuitamente do seminário ?O Estudante do Ensino Médio e o acesso ao Ensino Jurídico?. ?Nesse momento?, afirma Sabino Henrique, ?a advocacia passa a ser analisada sob o filtro do mercado de trabalho, das possibilidades de carreira e do desenvolvimento pessoal?.
Programa ampliado
O Direito 2009, diferentemente de anos anteriores, que ofereciam, na parte do congresso jurídico, diversas palestras simultâneas, terá agora somente um grande auditório, centralizador de todos os 20 temas selecionados, expostos em sequência, de forma que a totalidade dos professores, estudantes e operadores de Direito inscritos vai poder participar do início ao fim, assistindo às diversas palestras que julgarem importantes. ?Antes, esclarece Sabino, recebíamos muitas queixas de participantes que se sentiam prejudicados, por não poderem estar em duas palestras atraentes ao mesmo tempo e que se viam obrigados a uma opção forçada?.
?Naturalmente que, para fazer assim, tivemos que alongar o tempo dedicado às palestras, que agora ocupam desde a tarde da 5ª.feira até a noite do sábado?, pontua o presidente do congresso. Fazendo blague, diz Sabino Henrique: ?Isso é mais por menos, já que esse ano, comemorando a passagem dos 20 anos do evento, resolvemos até baixar o preço da inscrição. Para estudantes, o investimento é de apenas R$ 90,00, com direito ainda a concorrer a uma bolsa de estudos integral?. Esclarece adiante o presidente do Direito 2009: ?Se o aluno sorteado com a bolsa estiver nos primeiros anos de graduação, ganha todo o restante do curso grátis, na mesma faculdade. E se estiver no final, terá seu investimento anterior totalmente reembolsado?, finaliza.
Atrações
O coordenador acadêmico do Direito 2009, procurador e professor da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará (Fesac), advogado Michel Mascarenhas, informa que a principal atração entre os conferencistas é, sem dúvida, a presença no próximo sábado, dia 9, às 16h:30 do palestrante juiz paulista Fausto de Sanctis, que alcançou grande notoriedade por ter assinado as ordens de prisão do banqueiro Daniel Dantas e de vários executivos envolvidos no caso da empreiteira Camargo Correia.
O tema do juiz De Sanctis, não por acaso, será ?Direitos Fundamentais: O papel do judiciário e o crime de ´lavagem` de dinheiro?. A mesa do famoso palestrante será presidida por João Neto, coordenador do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). Mas o Direito 2009 também começa com outro nome de destaque: convidado para a conferência magna de abertura, na 5ª.feira, às 19h:15 min, o ministro José Pimentel, da Previdência Social, falará sobre o ?Mercado de Trabalho e Previdência Social?.
Apoios
O congresso Direito 2009 conta com o apoio institucional de diversas entidades oficiais do setor como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Ce), Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), Associação Cearense dos Magistrados (ACM), Associação dos Defensores Públicos e Ministério Público.