Conteúdo da Notícia

Coordenadoria da Infância e Juventude discute ações para repreender festas de orgia

Coordenadoria da Infância e Juventude discute ações para repreender festas de orgia

Ouvir: Coordenadoria da Infância e Juventude discute ações para repreender festas de orgia

A desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, que está à frente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) esteve reunida, nessa quinta-feira (28/04), com representantes dos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo foi discutir ações repreensivas às “festas de orgia”, envolvendo meninos e meninas, com a distribuição gratuita de bebidas alcoólicas, drogas e exposição a cenas de sexo.
A magistrada fez um levantamento das sugestões para o desenvolvimento de um trabalho articulado entre os diversos setores envolvidos. Ela ressaltou a necessidade do engajamento de todos para o sucesso das ações.
O juiz Pedro de Araújo Bezerra, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, alertou a Polícia Militar sobre o fácil acesso dos adolescentes às drogas. Ele disse ter constatado, em audiências, que os garotos conseguem comprar os ilícitos “em todo lugar”.
Presente à reunião, o tenente-coronel Jano Emanuel explicou que estão sendo realizadas ações de prevenção e repressão das festas, inclusive através de blitze e abordagens nos locais previstos para ocorrerem os eventos. Também salientou que a polícia conseguiu impedir a realização de três festas.
O promotor de Justiça da Infância e Juventude, Luciano Tonet, do Ministério Público do Estado (MP/CE), explicou as consequências jurídicas que os proprietários dos imóveis alugados para a realização das referidas festas podem responder. Segundo ele, o principal intuito do grupo é minimizar o número de crianças e adolescentes envolvidos com drogas e violência no Estado. A população também pode auxiliar no combate a essas festas ligando para o Disque-Denúncia, pelo número 181.
Ao final do encontro, foram organizados três grupos de ação: preventivo, ostensivo e de acompanhamento.
Também participaram da reunião a coordenadora da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel; o titular da Coordenadoria de Políticas de Segurança Cidadã (Copsec), André Souza; as inspetoras de segurança escolar Darciane Ferreira e Sheila Rabelo, da Guarda Municipal de Fortaleza; além da coordenadora especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza, Juliana Sena.