Conteúdo da Notícia

Central de Conciliação registra 49% de acordos no mês de setembro

Ouvir: Central de Conciliação registra 49% de acordos no mês de setembro

Neste mês de setembro, a Central de Conciliação de 1º Grau do Fórum Clóvis Beviláqua teve êxito em 49% das 104 audiências realizadas no setor. Os processos postos em pauta eram originários das Varas de Família e Cíveis, da Semana de Conciliação e do mutirão realizado de 21 e 29 de setembro, a pedido do Banco Itaú.
A maioria dos processos acordados envolveu ações de separação, pensão alimentícia, divórcio, busca e apreensão, questões de cobrança, declaratória de nulidade, consignação em pagamento, revisionais e originárias. As sessões nas quais se buscou a harmonia entre as partes, foram realizadas pelos 11 conciliadores do setor, todos aposentados e voluntários, que se revezaram nas três salas de audiência.
?Estou muito feliz e aliviada por ter resolvido de forma amigável e rápida o processo de pensão alimentícia para minha filha de oito anos. Dessa forma, foi melhor para mim, para minha filha e para o pai dela?, declarou Maria da Conceição, cujo processo tramitava há oito meses na Justiça.
Na última terça-feira (29/09), a Central concluiu o Mutirão de Conciliação do Banco Itaú, registrando 55% de acordos, das 40 sessões conciliatórias realizadas pelo setor. Para os próximos meses, já estão programados mutirões para o Banco Finasa, de 5 a 9 e de 19 a 23 de outubro; HSBC, de 26 a 30 de outubro; BV Financeira, de 9 a 13, de 16 a 20 e de 23 a 27 de novembro.
Para o conciliador Eduardo César Alves Albuquerque, a conciliação é um importante instrumento para a Justiça e para a sociedade. ?A solução dos conflitos judiciais através da conciliação dá mais celeridade e economia nos processo. Além de proporcionar uma maior credibilidade à Justiça e satisfação à sociedade. Desta forma, os conflitos são pacificados pelas próprias partes, já que nós conciliadores apenas orientamos a conciliação. É nosso dever propagar a cultura do diálogo?, ressalta o conciliador.