Conteúdo da Notícia

Central de Conciliação do Fórum realiza mutirão com ações do Banco Itaú

Central de Conciliação do Fórum realiza mutirão com ações do Banco Itaú

Ouvir: Central de Conciliação do Fórum realiza mutirão com ações do Banco Itaú

Pela segunda vez, a Central de Conciliação de 1º Grau do Fórum Clóvis Beviláqua realiza, a partir desta segunda-feira (21/09) até terça-feira (29/09), um mutirão de conciliação com ações envolvendo o Banco Itaú. Foi agendado um total de 80 sessões conciliatórias. A maioria dos processos são referentes a questões de cobrança, declaratória de nulidade, revisional, consignação em pagamento entre outros assuntos.
Por solicitação do Banco Itaú, a 5ª, 8ª e 18ª Varas Cíveis foram as que mais encaminharam processos para a Central de Conciliação. As ações enviadas não abrangem, necessariamente, os critérios da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que pretende o julgamento até o fim deste ano, dos processos distribuídos até dezembro de 2005. ?Nesse mutirão incluímos todos os processos que tivessem condições de acordo?, disse o coordenador jurídico do banco, Paulo Barca.
?É louvável a iniciativa do Banco Itaú. Essa atitude colabora com o objetivo do Poder Judiciário de diminuir o volume de processos que estão em tramitação?, ressaltou o conciliador Eduardo César Alves de Albuquerque.
Para facilitar o diálogo entre as partes, os dez conciliadores do setor, todos aposentados e voluntários, se revezarão nas três salas de audiência. Diariamente, estão programadas 15 sessões conciliatórias, no horário de 14h às 16h30min, com exceção de sexta-feira, quando estão previstas dez audiências.
Desde 2007, a Central de Conciliação recebe requerimentos de outras instituições financeiras como o HSBC, BV, Unibanco, Losango e o Banco Real, para a realização de sessões conciliatórias. Ainda neste segundo semestre, já estão programados mutirões para o Banco Finasa, de 5 a 9 e 19 a 23 de outubro; BV Financeira, de 26 a 30 de outubro e 9 a 13 de novembro e HSBC, de 16 a 20 de novembro e em dezembro, com data a ser definida.