Conteúdo da Notícia

Cearense compõe lista tríplice para o STJ

Ouvir: Cearense compõe lista tríplice para o STJ

12.11.2009 Nacional
O desembargador Marcus Vinícius de Lacerda recebeu 20 votos e Raul Araújo 17, no primeiro escrutínio
Brasília. O desembargador cearense Raul Araújo Filho foi escolhido ontem para compor a lista tríplice que será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que vai escolher o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A eleição ocorreu ontem no Pleno do Tribunal. Os ministros escolheram três desembargadores em uma lista de 55 nomes de interessados em concorrer à vaga aberta com a saída do ministro Paulo Gallotti, que se aposentou em agosto passado.
Em primeiro escrutínio, foram escolhidos os desembargadores Marcus Vinícius de Lacerda Costa, do Tribunal de Justiça do Paraná, com 20 votos, e Raul Araújo Filho, do Tribunal de Justiça do Ceará, com 17 votos. Em segundo escrutínio, foi escolhido o desembargador José Antonino Baía Costa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com 16 votos (no primeiro escrutínio obteve 14 votos).
Perfis
Marcus Vinicius de Lacerda Costa é de Paranaguá (PR) e formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Assumiu o cargo de juiz no extinto Tribunal de Alçada em 1999, pela vaga destinada ao quinto constitucional reservado à Ordem dos Advogados do Brasil. Em 2005, com a incorporação daquela Corte pelo Tribunal de Justiça, foi elevado ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça. O desembargador Raul Araújo Filho tem 50 anos, é natural de Fortaleza (CE) e construiu sua carreira no Estado. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é desembargador do Tribunal de Justiça cearense e professor do curso de Direito da Unifor.
Mineiro da capital, o desembargador José Antonino Baía Borges é integrante do Tribunal de Justiça mineiro desde 1998 e ocupa, atualmente, a vice-presidência e a corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desde julho de 2008. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas.