Conteúdo da Notícia

Acusado de cometer crime há quase 20 anos vai amanhã a júri popular

Acusado de cometer crime há quase 20 anos vai amanhã a júri popular

Ouvir: Acusado de cometer crime há quase 20 anos vai amanhã a júri popular

A 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento amanhã (07/07) o réu Antônio Walter Fernandes. Ele está sendo acusado do assassinato de Antônio Tárcio Rocha Marques, em novembro de 1989, há quase 20 anos, na periferia de Fortaleza. O réu foi pronunciado em 1996, porém a polícia só conseguiu fazer a captura dele em fevereiro deste ano, motivo pelo qual a data do julgamento foi adiada por diversas vezes pela 1ª Vara do Júri, de Fortaleza.
Relata o Ministério Público na acusação que, na madrugada do dia 12 de novembro de 1989, a vítima estava com alguns amigos em um bar, no bairro Parquelândia, quando o seu algoz, Walter, em companhia de José Ferreira de Sousa adentraram ao estabelecimento. Tárcio e Walter começaram uma discussão depois que este último pediu um cigarro ao primeiro, obtendo resposta negativa. Consta, ainda, na denúncia, que Tárcio havia ameaçado matar Walter, caso ele não deixasse o local.
Devido à intervenção das outras pessoas, os ânimos foram acalmados e o réu se retirou do bar. Ocorre que, mais tarde, quando deixou o local, Tárcio encontrou-se com Walter, em via pública, oportunidade em que foi atacado a pauladas. A vítima ainda tentou fugir, mas caiu desfalecida.
Consta no depoimento de José Ferreira, testemunha ocular do crime, que o agressor continuou a agredir a vítima mesmo quando ela estava no chão, passando a golpeá-la com uma pedra. A versão, segundo o Ministério Público, foi confirmada pelo exame de corpo de delito, realizado pelo Instituto Médico Legal.
A defesa do réu, comandada pelo advogado Francisco Abraão Freire, chegou a solicitar o relaxamento da prisão preventiva do mesmo, mas o juiz titular da 1ª Vara do Júri, Mauro Liberato, negou o pedido, devido ao tempo em que o réu esteve foragido, não cooperando com o trabalho da Justiça. O promotor de justiça, Francisco Marques Lima, será o responsável pela acusação.