Conteúdo

Documentos Históricos

Livro de atas do TJCE, no qual é preservada sua ata de instalação, de 3 de fevereiro de 1874. É, portanto, o documento mais antigo e emblemático da lavra deste Tribunal de Justiça (Foto: Marcos André)
Versão fac-similar do processo de execução do testamento do Padre Cícero Romão Batista, impressa na gestão do Des. José Maria de Melo. Originais encontram-se em Juazeiro do Norte (CE) (Foto: Marcos André)
Réplica do projeto do primeiro Código Civil brasileiro, elaborado por Clóvis Beviláqua em 1900
O Livro de Ouro das Autoridades foi idealizado pela desa. Águeda Passos Rodrigues Martins, primeira mulher a presidir o TJCE (1999-2000), e cumpre seu mister desde a reinauguração do Memorial, realizada durante sua administração (Foto: Marcos André)
Classificação dos escravos a serem libertos no município de Baturité. O documento escapou de ser queimado e é uma raridade do período escravocrata brasileiro. Dir-se-ia que o motivo da destruição seria para evitar gastos do governo com indenizações (Foto: Marcos André)
“Deixo os meus efusivos cumprimentos ao Tribunal de Justiça do Ceará e aos guardiões deste magnífico Memorial pelo cuidado e zelo com que preservam a memória dos juristas, magistrados, advogados e membros do Ministério Público cearense, que tanto honram a comunidade jurídica local e brasileira”. Ricardo Lewandowski, presidente do STF e CNJ, em 21/08/15 (Foto: Marcos André)