Conteúdo

Acessibilidade no TJCE

Acessibilidade

O Portal do Tribunal de Justiça do Ceará busca ampliar o acesso ao conteúdo disponibilizado no Poder Judiciário cearense por meio de ferramentas com recursos de acessibilidade. O objetivo é democratizar o acesso às informações, especialmente às pessoas com deficiência (PcD). Basta lembrar que uma pessoa cega ou com baixa visão, surda ou com limitações para ouvir precisam de recursos que facilitem a navegação pelo site. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada tanto para expandir as capacidades humanas como para oferecer serviços diferenciados visando superar as dificuldades, oferecer melhor qualidade de vida e facilitar o uso de serviços digitais.

Leitura facilitada

Não está conseguindo ler o que está escrito no site?

Utilize o aplicativo “Ouvir texto da notícia”, localizado logo no início.

Exemplo:


Opções de Acessibilidade

Além disso, pressionando de forma simultânea as teclas “Alt 0(zero)” ou clicando no ícone localizado no canto superior direito, recursos de acessibilidade são exibidos no início da página, que vão desde botões de controle do tamanho do texto a exportação para o formato PDF.

Foram adicionados 4 novos botões que possibilitam levar o usuário diretamente a areas especificas do portal. São eles:

  • Ir para o conteúdo: o usuário é levado diretamente ao conteúdo principal da página que está visitando.
  • Ir para o menu principal: aqui o usuário é direcionado para o local do menu principal que consiste na área onde ficam localizados os links que levam para os conteúdos gerais do portal.
  • Ir para a busca: ativa o foco do teclado do computador ou dispositivo móvel para um campo de texto onde o usuário poderá inserir palavras-chave e buscar o conteúdo desejado.
  • Ativa modo de alto contraste: altera o padrão de cores do site possibilitante um maior contraste de cores e auxiliando a leitura do conteúdo.

Algumas páginas facilitam a navegação e exibem opções de navegação, levando o usuário direto ao conteúdo quando for o caso.

Mas, e se ainda assim você ficar perdido enquanto navegava no site?

Volte diretamente à página inicial do TJCE a partir de onde estiver. Basta clicar sobre a imagem emblemática representativa do site.

Você pode contar, ainda, com as opções tradicionais disponibilizadas pelos navegadores de internet. O Portal do TJCE está preparado para se adaptar a uma melhor leitura e navegação. Ele reorganiza os elementos das páginas conforme se adapta a tela do usuário. Para experimentar o recurso, basta usar as seguintes combinações de teclas:

Para ampliar segure simultaneamente as teclas “Ctrl +” (vale para Windows e no Linux) ou “Cmd +” (no MacOS).

Para diminuir segure simultaneamente as teclas “Ctrl -” (vale para Windows e Linux) ou “Cmd -” (no MacOSC.

Tamanho original: “Ctrl 0(zero)” (vale para Windows e Linux) ou “Cmd 0(zero)” (no MacOS).

Se a navegação ocorre através de Smartphones ou Tablets, o conteúdo do site se reorganiza e exibe o conteúdo de forma a permitir o encaixe das informações na tela.

Algumas páginas possuem ainda acessibilidade para Libras. Para ativar o recurso, quando surgir o ícone, clique sobre ele e um personagem é exibido. Então, passe a selecionar o texto para que seja traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Explore a capacidade do seu dispositivo:

É importante avaliar e configurar o que o teu dispositivo já tem para ampliar as funcionalidades de acessibilidade. Examine-o. O que você precisa já pode está lá. O Windows mais atual, por exemplo, possui uma seção inteira dedicada à configuração de opções de acessibilidade. Há configurações visando dar alto-contraste para pessoas sensíveis à luz, controle de tamanho de texto para todo o sistema, narrador de tela, reconhecimento de fala, comando por voz, digitação por voz e até assistente virtual inteligente. Igualmente, em dispositivos Android mais atuais, é possível realizar muitas dessas opções. Examine o seu aparelho e analise as opções que podem ser úteis. Por exemplo, é possível utilizar o celular para transformar voz em texto, utilizar o assistente virtual acionado pela voz para executar aplicativos e até fazer buscas na internet. Ainda, habilitando a opção de acessibilidade correspondente, ampliar regiões da tela do celular permitindo uma melhor visualização do conteúdo desse dispositivo de tela bem reduzida!

Intérprete de Libras

Com a finalidade de garantir a acessibilidade das informações produzidas pelo Poder Judiciário cearense, especificamente para pessoas com deficiência auditiva (surdos), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) contratou quatro tradutores e intérpretes de Libras. Os intérpretes atuam nas sessões do Tribunal Pleno, Órgão Especial, Câmaras e Seções de Direito Público, Privado e Criminais, além de eventos e atividades transmitidos por aplicativos oficiais do TJCE, como YouTube e Instagram, coordenados pela Assessoria de Comunicação Social do Poder Judiciário cearense. A contratação dos profissionais está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), voltados à promoção de políticas públicas e de hábitos cotidianos socialmente responsáveis, ambientalmente corretos e economicamente viáveis.

Participem para nos ajudar a melhor atendê-los:

Enviem sugestões e criticas sobre como melhorar os serviços que disponibilizamos a fim de que possamos aprimorá-los em relação à acessibilidade.

Utilizem o nosso “Fale Conosco” ou enviem uma mensagem para a ouvidoriageral@tjce.jus.br, e direcione o assunto à Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Ceará. Avaliamos a viabilidade e encaminhamos as demandas, sejam referentes aos serviços digitais ou ao acesso dos serviços presenciais.