Conteúdo

Acessibilidade no TJCE

O Portal do Tribunal de Justiça do Ceará busca ampliar o acesso ao conteúdo disponibilizado no Poder Judiciário cearense por meio de ferramentas com recursos de acessibilidade. O objetivo é democratizar o acesso às informações, especialmente às pessoas com deficiência (PcD). Basta lembrar que uma pessoa cega ou com baixa visão, surda ou com limitações para ouvir precisam de recursos que facilitem a navegação pelo site. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada tanto para expandir as capacidades humanas como para oferecer serviços diferenciados visando superar as dificuldades, oferecer melhor qualidade de vida e facilitar o uso de serviços digitais.

Leitura facilitada

As notícias do Portal do TJCE contam com o recurso “Ouvir Notícia”, localizado logo no início, como no exemplo a seguir:

Opções de Acessibilidade

Recursos de acessibilidade são exibidos no início da página. Os primeiros botões facilitam a navegação pelo portal, como demostrado a seguir:

  • Ir para o conteúdo: o usuário é levado diretamente ao conteúdo principal da página que está visitando.
  • Ir para o menu principal: aqui o usuário é direcionado para o menu principal, que consiste na área onde ficam localizados os links que levam para os conteúdos gerais do portal.
  • Ir para a busca: ativa o foco do teclado do computador ou dispositivo móvel para um campo de texto onde o usuário poderá inserir palavras-chave e buscar o conteúdo desejado.
  • Ativa modo de alto contraste: altera o padrão de cores do site possibilitante um maior contraste de cores e auxiliando a leitura do conteúdo.

Já os botões de “mais” e “menos” regulam o tamanho da fonte a ser exibida.

Intérprete de Libras

Com a finalidade de garantir a acessibilidade das informações produzidas pelo Poder Judiciário cearense, especificamente para pessoas com deficiência auditiva (surdos), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) contratou quatro tradutores e intérpretes de Libras. Os intérpretes atuam nas sessões do Tribunal Pleno, Órgão Especial, Câmaras e Seções de Direito Público, Privado e Criminais, além de eventos e atividades transmitidos por aplicativos oficiais do TJCE, como YouTube e Instagram, coordenados pela Assessoria de Comunicação Social do Poder Judiciário cearense. A contratação dos profissionais está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), voltados à promoção de políticas públicas e de hábitos cotidianos socialmente responsáveis, ambientalmente corretos e economicamente viáveis.

Audiodescrição

O Tribunal de Justiça do Ceará também utiliza os recursos de audiodescrição em vídeos promocionais, que possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais. Assista a seguir e veja a playlist completa aqui:

Recursos

Você pode contar, ainda, com as opções tradicionais disponibilizadas pelos navegadores de internet. O Portal do TJCE está preparado para se adaptar a uma melhor leitura e navegação. Ele reorganiza os elementos das páginas conforme se adapta a tela do usuário. Para experimentar o recurso, basta usar as seguintes combinações de teclas:

  • Para ampliar segure simultaneamente as teclas “Ctrl +” (vale para Windows e no Linux) ou “Cmd +” (no MacOS).
  • Para diminuir segure simultaneamente as teclas “Ctrl -” (vale para Windows e Linux) ou “Cmd -” (no MacOSC.
  • Tamanho original: “Ctrl 0(zero)” (vale para Windows e Linux) ou “Cmd 0(zero)” (no MacOS).

Se a navegação ocorre através de Smartphones ou Tablets, o conteúdo do site se reorganiza e exibe o conteúdo de forma a permitir o encaixe das informações na tela.

O Portal também conta com o recurso VLibras que pode ser utilizado ao clicar no ícone localizado ao lado esquerdo do site. Para ativar o recurso, clique sobre ele e um personagem é exibido. Então, passe a selecionar o texto para que seja traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Explore a capacidade do seu dispositivo

É importante avaliar e configurar o que o seu dispositivo já tem para ampliar as funcionalidades de acessibilidade. Examine-o. O que você precisa já pode está lá. O Windows mais atual, por exemplo, possui uma seção inteira dedicada à configuração de opções de acessibilidade. Há configurações visando dar alto-contraste para pessoas sensíveis à luz, controle de tamanho de texto para todo o sistema, narrador de tela, reconhecimento de fala, comando por voz, digitação por voz e até assistente virtual inteligente. Igualmente, em dispositivos Android mais atuais, é possível realizar muitas dessas opções. Examine o seu aparelho e analise as opções que podem ser úteis. Por exemplo, é possível utilizar o celular para transformar voz em texto, utilizar o assistente virtual acionado pela voz para executar aplicativos e até fazer buscas na internet. Ainda, habilitando a opção de acessibilidade correspondente, ampliar regiões da tela do celular permitindo uma melhor visualização do conteúdo desse dispositivo de tela bem reduzida!

Participem para nos ajudar a melhor atendê-los

Enviem sugestões e criticas sobre como melhorar os serviços que disponibilizamos a fim de que possamos aprimorá-los em relação à acessibilidade.

Utilizem o nosso “Fale Conosco” ou enviem uma mensagem para a ouvidoriageral@tjce.jus.br, e direcione o assunto à Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Ceará. Avaliamos a viabilidade e encaminhamos as demandas, sejam referentes aos serviços digitais ou ao acesso dos serviços presenciais.