Conteúdo

Acessibilidade no TJCE

Acessibilidade

O Portal do Tribunal de Justiça do Ceará busca ampliar o acesso ao conteúdo disponibilizado no Poder Judiciário cearense por meio de ferramentas com recursos de acessibilidade. O objetivo é democratizar o acesso às informações, especialmente às pessoas com deficiência (PcD). Basta lembrar que uma pessoa cega ou com baixa visão, surda ou com limitações para ouvir precisam de recursos que facilitem a navegação pelo site. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada tanto para expandir as capacidades humanas como para oferecer serviços diferenciados visando superar as dificuldades, oferecer melhor qualidade de vida e facilitar o uso de serviços digitais.

Leitura facilitada

Não está conseguindo ler o que está escrito no site?

Utilize o aplicativo “Ouvir texto da notícia”, localizado logo no início.

Exemplo:


Opções de Acessibilidade

Recursos de acessibilidade são exibidos no início da página, que vão desde botões de controle do tamanho do texto a exportação para o formato PDF.

Foram adicionados 4 novos botões que possibilitam levar o usuário diretamente a areas especificas do portal. São eles:

  • Ir para o conteúdo: o usuário é levado diretamente ao conteúdo principal da página que está visitando.
  • Ir para o menu principal: aqui o usuário é direcionado para o local do menu principal que consiste na área onde ficam localizados os links que levam para os conteúdos gerais do portal.
  • Ir para a busca: ativa o foco do teclado do computador ou dispositivo móvel para um campo de texto onde o usuário poderá inserir palavras-chave e buscar o conteúdo desejado.
  • Ativa modo de alto contraste: altera o padrão de cores do site possibilitante um maior contraste de cores e auxiliando a leitura do conteúdo.

Algumas páginas facilitam a navegação e exibem opções de navegação, levando o usuário direto ao conteúdo quando for o caso.

Mas, e se ainda assim você ficar perdido enquanto navegava no site?

Volte diretamente à página inicial do TJCE a partir de onde estiver. Basta clicar sobre a imagem emblemática representativa do site.

Você pode contar, ainda, com as opções tradicionais disponibilizadas pelos navegadores de internet. O Portal do TJCE está preparado para se adaptar a uma melhor leitura e navegação. Ele reorganiza os elementos das páginas conforme se adapta a tela do usuário. Para experimentar o recurso, basta usar as seguintes combinações de teclas:

Para ampliar segure simultaneamente as teclas “Ctrl +” (vale para Windows e no Linux) ou “Cmd +” (no MacOS).

Para diminuir segure simultaneamente as teclas “Ctrl -” (vale para Windows e Linux) ou “Cmd -” (no MacOSC.

Tamanho original: “Ctrl 0(zero)” (vale para Windows e Linux) ou “Cmd 0(zero)” (no MacOS).

Se a navegação ocorre através de Smartphones ou Tablets, o conteúdo do site se reorganiza e exibe o conteúdo de forma a permitir o encaixe das informações na tela.

Algumas páginas possuem ainda acessibilidade para Libras. Para ativar o recurso, quando surgir o ícone, clique sobre ele e um personagem é exibido. Então, passe a selecionar o texto para que seja traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Explore a capacidade do seu dispositivo:

É importante avaliar e configurar o que o teu dispositivo já tem para ampliar as funcionalidades de acessibilidade. Examine-o. O que você precisa já pode está lá. O Windows mais atual, por exemplo, possui uma seção inteira dedicada à configuração de opções de acessibilidade. Há configurações visando dar alto-contraste para pessoas sensíveis à luz, controle de tamanho de texto para todo o sistema, narrador de tela, reconhecimento de fala, comando por voz, digitação por voz e até assistente virtual inteligente. Igualmente, em dispositivos Android mais atuais, é possível realizar muitas dessas opções. Examine o seu aparelho e analise as opções que podem ser úteis. Por exemplo, é possível utilizar o celular para transformar voz em texto, utilizar o assistente virtual acionado pela voz para executar aplicativos e até fazer buscas na internet. Ainda, habilitando a opção de acessibilidade correspondente, ampliar regiões da tela do celular permitindo uma melhor visualização do conteúdo desse dispositivo de tela bem reduzida!

Intérprete de Libras

Com a finalidade de garantir a acessibilidade das informações produzidas pelo Poder Judiciário cearense, especificamente para pessoas com deficiência auditiva (surdos), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) contratou quatro tradutores e intérpretes de Libras. Os intérpretes atuam nas sessões do Tribunal Pleno, Órgão Especial, Câmaras e Seções de Direito Público, Privado e Criminais, além de eventos e atividades transmitidos por aplicativos oficiais do TJCE, como YouTube e Instagram, coordenados pela Assessoria de Comunicação Social do Poder Judiciário cearense. A contratação dos profissionais está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), voltados à promoção de políticas públicas e de hábitos cotidianos socialmente responsáveis, ambientalmente corretos e economicamente viáveis.

Participem para nos ajudar a melhor atendê-los:

Enviem sugestões e criticas sobre como melhorar os serviços que disponibilizamos a fim de que possamos aprimorá-los em relação à acessibilidade.

Utilizem o nosso “Fale Conosco” ou enviem uma mensagem para a ouvidoriageral@tjce.jus.br, e direcione o assunto à Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Ceará. Avaliamos a viabilidade e encaminhamos as demandas, sejam referentes aos serviços digitais ou ao acesso dos serviços presenciais.