Conteúdo da Notícia

Núcleo de Mediação coordenará capacitação de servidores e juízes para Copa das Confederações

Núcleo de Mediação coordenará capacitação de servidores e juízes para Copa das Confederações

Ouvir: Núcleo de Mediação coordenará capacitação de servidores e juízes para Copa das Confederações

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), coordenará a capacitação de integrantes do Judiciário que atuarão na Copa das Confederações de 2013. A magistrada foi designada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para dar apoio logístico na realização do curso. Os detalhes do treinamento foram discutidos em reunião nesta terça-feira (30/04), no Nupemec.

Ao todo, 150 pessoas participarão da capacitação, entre juízes, servidores do TJCE, conciliadores, promotores de justiça e defensores públicos. O seminário será realizado nos próximos dias 7 e 8 de maio, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

O curso, que terá 16 horas de duração, será conduzido por instrutores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é uniformizar práticas autocompositivas (aquelas em que as próprias partes interessadas, com ou sem a colaboração de um terceiro, encontram, através de um consenso, uma maneira de resolver o problema) nos Juizados do Aeroporto e do Torcedor.

Participaram da reunião a coordenadora do Nupemec, juíza Helga Medved, a coordenadora dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) da Capital, juíza Ijosiana Cavalcante Serpa, e a titular do 4º Juizado Especial de Fortaleza, juíza Maria José Bentes Pinto, que integra o grupo de trabalho do CNJ destinado a estabelecer metas e procedimentos para a atuação dos Juizados nas cidades que sediarão jogos das Copas das Confederações e do Mundo.

Estavam presentes, ainda, o coordenador da Defensoria do Torcedor, defensor Vagner de Farias e o coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), promotor José Wilson Sales Júnior. Também participaram da reunião o chefe da Assessoria de Cerimonial do TJCE, Sílvio de Paiva Ribeiro, e a instrutora do CNJ, Tereza Mônica Sarquis.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

A Copa das Confederações de 2013 ocorrerá entre os dias 15 e 30 de junho. A Arena Castelão, em Fortaleza, sediará três jogos do torneio. No dia 19 de junho, a partida será entre Brasil e México. Já no dia 23 entrarão em campo Nigéria e Espanha. A semifinal será no dia 27 de junho entre o 1º colocado no Grupo B (Espanha, Uruguai, Taiti e Nigéria) e o 2º colocado do Grupo A (Brasil, Japão, México e Itália).

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital cearense, também contará com plantão do judiciário. Os juízes se revezarão em quatro turnos diários, de seis horas cada. O objetivo é garantir a prestação do serviço de forma ininterrupta antes, durante e depois do torneio.