Conteúdo da Notícia

Ministro admite ameaças

Ouvir: Ministro admite ameaças

27.11.2010 Política
O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, pôs o dedo em uma questão central no debate sobre liberdade de imprensa, ao admitir que ?o Poder Judiciário é a maior ameaça, ou pelo menos nele existem ameaças, à liberdade de imprensa no País?.
Ele se referia, em uma palestra do Seminário Liberdade de Imprensa, na TV Cultura, a juízes ?que não entendem como o mundo está mudando e que tomam decisões que não expressam o que pede a lei?. E comparou: ?Tem muito formol nas estantes desses profissionais do Direito. O Poder Judiciário, com frequência, se comporta de modo saudosista, com nichos que parecem laborar no passado?.
O comentário surgiu a partir do debate sobre a censura prévia a veículos de comunicação ?Estamos em novos tempos e quem não entender isso não tem futuro?, arrematou.
Poesia
O tema parecia árido: ?A legislação brasileira garante a liberdade de imprensa?? Ainda assim, o ministro conseguiu fazer de sua palestra um dos momentos mais leves do seminário. Deu uma aula sobre as garantias de liberdade já existentes na Constituição pontilhada de citações – John Milton, Milan Kundera, Alexis de Tocqueville e até Vicente de Carvalho – para definir uma relação de amor entre liberdade e democracia.
Explicou que, na Constituição, ?a liberdade de imprensa não conhece meio termo?. ?Não é pela metade. Ou é total, ou não é liberdade de imprensa.? A grande lei sobre o assunto, prosseguiu, ?é uma só: a Constituição?. De Vicente de Carvalho citou um antigo poema – ?Sou o que sou, por ser des quem sois? – que seria um agradecimento da cidadania ao sistema democrático.
Trouxe à memória o livro A Insustentável Leveza do Ser, para comparar uma sociedade que se livra do peso do autoritarismo e descobre a árdua missão de viver num ?rio sem margens, ou quem sabe com margens que podem variar?. Sem isso, uma sociedade sairia ?do estado luminoso da liberdade para o trevoso da censura prévia?. (das agências de notícias)
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
Atual vice-presidente do STF, Carlos Ayres Brito, 62 anos, foi nomeado para a Corte pelo presidente Lula em 2003. Já presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É destacado no meio jurídico também pelo perfil literário.