Conteúdo da Notícia

Desembargadora Huguette Braquehais se aposenta por tempo de serviço

Ouvir: Desembargadora Huguette Braquehais se aposenta por tempo de serviço

Após 43 anos dedicados à magistratura cearense, a desembargadora Huguette Braquehais formalizou, no Protocolo do Tribunal de Justiça, seu pedido de aposentadoria voluntária e integral, por tempo de contribuição. O ato de aposentadoria da magistrada, que presidia a 2ª Câmara Criminal foi publicado na edição de hoje (24/03) do Diário da Justiça.
A última sessão presidida pela desembargadora aconteceu na sexta-feira (20/03), quando foram julgados 64 processos de pauta e extra pauta, em sessão extraordinária da 2ª Câmara Criminal. A desembargadora também se aposenta da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sendo substituída, naquela Corte, pela desembargadora Gizela Nunes da Costa, vice-presidente e Corregedora Geral Eleitoral.
No Tribunal de Justiça, a vaga da desembargadora Huguette Braquehais será ocupada por um juiz de Direito de carreira através do critério de antiguidade.
Com a aposentadoria da desembargadora Huguette, a presidência em exercício da 2ª Câmara Criminal será exercida pela desembargadora Maria Sirene de Souza Sobreira até o pleno definir o novo titular. Para completar o quorum da próxima reunião ordinária da Câmara, no 30 de março, foi convocado o desembargador Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira, da 1ª Câmara Criminal.
A desembargadora Huguette Braquehais foi aprovada em concurso público para o cargo de Juiz Substituto em 1966, obtendo o 3º lugar de classificação. Sua primeira comarca foi Jaguaruana, depois atuou nas comarcas de Mombaça, Aurora, Acaraú, Cedro, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Aracati, Baturité, 7ª Vara Criminal de Fortaleza e 1ª Vara de Delitos de Trânsito. Além disso, atuou como juíza eleitoral por diversas vezes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).