Conteúdo da Notícia

Comitê Executivo vai discutir enunciados que serão apresentados na III Jornada de Saúde do CNJ

Comitê Executivo vai discutir enunciados que serão apresentados na III Jornada de Saúde do CNJ

Ouvir: Comitê Executivo vai discutir enunciados que serão apresentados na III Jornada de Saúde do CNJ

O Comitê Executivo de Saúde do Estado, coordenado pela juíza Antônia Dilce Rodrigues Feijão, irá se reunir nos próximos dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro, a partir das 9h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). As reuniões têm como objetivo tratar da elaboração de enunciados sobre saúde e fazer a revisão dos enunciados já existentes para apresentar na III Jornada de Direito e Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorrerá nos dias 18 e 19 de março, em São Paulo.
A convocação para as reuniões consta no Edital nº 225/2018, da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), publicado no Diário da Justiça do dia 19 de dezembro de 2018. Os encontros têm como público-alvo magistrados e servidores que atuam em unidades judiciárias onde tramitam processos envolvendo demandas de saúde.
JORNADA DE DIREITO E SAÚDE
O Comitê Executivo do Fórum da Saúde do CNJ já promoveu duas edições do evento Jornada Nacional da Saúde, com o intuito de debater os desafios e potencialidades inerentes à judicialização da saúde, bem como para apresentar enunciados interpretativos sobre o direito à saúde.
Os enunciados elaborados e aprovados representam importantes instrumentos para auxiliar os magistrados no exercício da jurisdição em matéria de saúde pública e suplementar. Além disso, o alcance dos enunciados também é observado nas atividades das instituições essenciais à Justiça e na gestão do Sistema de Saúde brasileiro.
COMITÊ EXECUTIVO DE SAÚDE
Os Comitês Executivos Estaduais e Distrital promovem em todo o Brasil encontros regulares com a finalidade de aproximar as diversas instituições engajadas em criar soluções para os problemas mais graves do sistema de saúde, a partir da interface com o Sistema de Justiça. Desta forma, os Comitês proporcionam a ampliação das concepções de saúde apresentadas pelos vários atores políticos e sociais participantes e, em decorrência, estabelecem novos parâmetros de atuação e efetivação da saúde a partir de uma gestão mais compartilhada.