Conteúdo da Notícia

Comitê da Saúde acompanha plano de vacinação contra Covid-19 em todo o Estado

Ouvir: Comitê da Saúde acompanha plano de vacinação contra Covid-19 em todo o Estado

O Comitê Executivo da Saúde do Ceará esteve reunido com representantes das Secretarias de Saúde do Estado (Sesa) e de Fortaleza (SMS) com o objetivo de acompanhar a situação epidemiológica dos casos de Covid-19 e os planos de operacionalização de vacinação na Capital e Interior do Estado.

O encontro ocorreu nessa sexta-feira (19/02) e foi conduzido pela juíza Dilce Feijão, coordenadora do Comitê, que destacou a importância das informações repassadas. “Foi uma reunião muito proveitosa, saímos, além de cientes de como nós estamos hoje, também na expectativa de que o plano alcance o objetivo e que seja o começo do fim da pandemia”.

A magistrada acrescentou que, “nos repassaram dados importantes sobre como está o plano de imunização no Ceará, em especial em relação aos grupos da 1ª fase que já conseguiram obter a vacinação”. Na ocasião foram explanados dados sobre os grupos prioritários, a logística de distribuição e acondicionamento das vacinas, cadastros e agendamentos, entre outras informações.

As apresentações foram feitas pela secretária executiva de Vigilância e Regulação do Estado, Magda Moura de Almeida, e pela secretária de Saúde do Município de Fortaleza, Ana Estela Leite. Segundo as estatísticas apresentadas, até o momento, foram recebidas e distribuídas 449.900 doses das vacinas no Ceará.

“O Tribunal de Justiça do Ceará é parte relevante do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Estado. Dessa forma, a articulação entre as instituições é fundamental para trazer transparência aos dados e às ações, para que, assim, possamos dar as melhores respostas à população. No Judiciário, o Comitê Executivo da Saúde cumpre esse papel e tem demonstrado interesse em estar atualizado das informações que a Secretaria da Saúde disponibiliza. Quando o magistrado passa a compreender o funcionamento mais adequado do sistema de saúde, diminui a judicialização e contribui para uma prática de saúde mais equânime”, explica a secretária executiva Magda Almeida.

“Foi muito esclarecedor sobre todos os aspectos e nos enche de esperança de que mais vacinas cheguem ao nosso Estado e todos esses grupos sejam imunizados”, disse a magistrada.

Para a defensora pública, Sheila Florêncio Alves Falconeri, supervisora das Defensorias da Fazenda Pública, “ambas as expositoras trouxeram valorosas informações e de forma ímpar esclareceram como está sendo feito esse plano de vacinação e apresentaram ainda um panorama do que há por vir”.

Instalado em março de 2011, o Comitê Executivo do Ceará tem a competência de apresentar propostas às instâncias competentes para implementação e regulamentação de políticas públicas e acompanhar sua execução, inclusive emitindo recomendações; articular e mobilizar a sociedade e o poder público por meio de campanhas, debates e de ações, entre outras atribuições.