Conteúdo da Notícia

Núcleo de Solução de Conflitos do TJCE discute ações de conciliação com representantes da OAB

Núcleo de Solução de Conflitos do TJCE discute ações de conciliação com representantes da OAB

Ouvir: Núcleo de Solução de Conflitos do TJCE discute ações de conciliação com representantes da OAB

A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, esteve reunida com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Marcelo Mota. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (14/05), no Palácio da Justiça, e contou com a presença das advogadas Márcia Vieira e Suzyanne Ventura, que integram a Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB/CE.
A magistrada destacou que o objetivo da reunião foi “estreitar as relações institucionais entre o Nupemec e a OAB do Ceará, para incentivar, entre os advogados, a criação de Câmaras Privadas de Mediação e Conciliação”. A desembargadora explicou que a iniciativa visa a fortalecer os meios alternativos de solução de conflitos, conforme previsto na Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no atual Código de Processo Civil (CPC).
Também foi discutido uma colaboração entre a OAB e o Nupemec para o desenvolvimento de ações de capacitação, como palestras e cursos, aos advogados de vários municípios do Interior. A supervisora ressaltou ainda a necessidade de “disseminar os meios consensuais de solução de conflitos e, por consequência, incentivar entre os jurisdicionados a cultura da pacificação através do consenso”.