Conteúdo da Notícia

Os cuidados que devemos ter dentro de casa contra o Coronavírus

Os cuidados que devemos ter dentro de casa contra o Coronavírus

Com o aparecimento do novo coronavírus, o mundo todo vem reunindo esforços para o combate ao nefasto vírus. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e todo o pessoal da área de apoio ao tratamento vêm contribuindo de forma exemplar para socorrer a população infectada e que tenha desenvolvido a doença. Especialistas da comunidade científica de todos os continentes, em estudo e colaboração mútua, seguem uma corrida na buscas de medicações para combater a doença e, sobremodo, de encontrar uma vacina capaz de imunizar as pessoas e derrotar o vírus. O momento é de união, a colaboração de todos para vencermos o desafio é indispensável. Contudo, em que pese presenciamos muitas atitudes positivas e gestos civilizatórios por parte da população local e mundial, sobretudo da grande maioria de os nossos dirigentes, alguns insistem em descumprir as recomendações necessárias ao combate do vírus. Neste momento, mais que no início dos trabalhos, precisamos redobrar ainda mais as nossas atenções. O vírus é altamente contagioso e, uma vez se instalando em qualquer indivíduo, pode provocar a doença na sua forma mais severa. A COVID-19 é devastadora em todos os sentidos, além de poder matar, também causa prejuízos socioeconômicos. Determinados grupos de pessoas são mais vulneráveis à pandemia e, por isso mesmo, havendo maior necessidade de medidas fortes ao seu combate. Uma vez contaminado e contraída a doença, o infectado pode ter sintomas terríveis, podendo, inclusive, ir a óbito em caso de maior gravidade. É de conhecimento que desde o surgimento do vírus na China, muitas mudanças de comportamentos vêm se impondo às pessoas do mundo inteiro, sobremodo no que se refere aos hábitos de convivência social e higiene pessoal. Dessa premissa, com o intuito de divulgar ainda mais os nossos servidores e demais pessoas interessadas sobre os cuidados que devemos ter em casa com o nefasto vírus, avaliamos de grande importância reprisar a matéria produzida pelo programa FANTÁSTICO, que trata do tema, levada ao ar no dia 22/03/2020.

Vejamos:

Manual da limpeza contra o coronavírus: veja cuidados que devemos ter dentro de casa

Especialista explica como as famílias devem agir quando uma das pessoas ainda sai para trabalhar e volta para a casa onde outros moradores estão confinados.

Manual da limpeza contra o coronavírus: veja cuidados que devemos ter dentro de casa

A Repórter Renata Ceribelli encontrou a enfermeira e pesquisadora Cristina Barros, que faz parte do Comitê da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, para combater o coronavírus. Para esse encontro, foram passadas algumas orientações, como:

– Não tocar em corrimões

– Usar o cabelo preso

– Nada de bijuteria

Renata Ceribelli: Cristina, porque essas recomendações?

Cristina Barros: Oi Renata, a gente sabe que o dia todo a mão vai em superfícies que podem estar contaminadas, algumas até com vírus. E pra mulheres, por exemplo, é muito comum a gente ficar passando a mão no cabelo. Então, a gente não tem estudos ainda que mostrem o vírus no cabelo. Mas nos hospitais, a gente já utiliza essas regras porque sabe que isso protege a saúde de quem trabalha lá. Então, vale a pena nesse momento, ainda que possa parecer um exagero, a gente ter algumas medidas e depois se for exagero, ok.

Veja outras orientações de limpeza dentro de casa para evitar o contágio de coronavírus:

– Chegando em casa, tire os sapatos. Não circule com sapato sujo dentro de casa

– Antes de entrar pra valer na casa, coloque tudo o que você trouxe da rua em um cantinho já separado para isso

– Chegou da rua, tire a roupa da rua, tome um banho e coloque a roupa de casa

Quais os cuidados no banheiro em uma casa que já tem uma pessoa infectada?

– Ela deve ser a última a usar o banheiro. Por exemplo, de noite. A família toda vai tomar banho. Ela vai ser a última a tomar banho. E depois que ela tomar banho, ela mesmo usa um multiuso, um desinfetante, limpa a pia, limpa a maçaneta, maçaneta do box, pra deixar pronto pro resto da família usar. Quando ela vier ao banheiro, ela traz o material de limpeza ou alguém traz na porta, ela faz a limpeza, e depois esse pano, coloca no saco plástico e alguém leva pra lavar antes de usar novamente.

Dentro do quarto, quais os principais cuidados?

– Janelas sempre abertas, deixar bem arejado. Mas não esquece. A porta bem fechada pra isolar do resto da família. Ela vai ter um rolo de papel higiênico ou papel toalha, lenço de papel. Um saco plástico, uma sacola plástica pra jogar esse lixo que ela produzir. Quando ela terminar de produzir, ela amarra e coloca do lado de fora, pra que alguém leve e jogue fora.

Se ela tiver tosse e febre ou falta de ar, imediatamente ela precisa sair e procurar uma assistência médica. Mas se não, é importante cuidá-la, mas pensar na saúde mental. Dela e de quem tá aqui também preocupado em não se contaminar