Conteúdo da Notícia

Solenidade de entrega dos certificados do curso de Brigadista será realizada no próximo dia 16

Solenidade de entrega dos certificados do curso de Brigadista será realizada no próximo dia 16

Ouvir: Solenidade de entrega dos certificados do curso de Brigadista será realizada no próximo dia 16

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, conduzirá solenidade de entrega dos certificados do Curso de Formação de Brigadista do Poder Judiciário, na próxima terça-feira (16/07), às 10h. O evento, organizado pela Assistência Militar do TJCE e 8ª Seção de Bombeiros, ocorrerá no auditório da Corregedoria Geral da Justiça.

Ao todo, serão entregues 60 certificados de conclusão de curso a servidores do TJCE, do Fórum Clóvis Beviláqua e da Comarca de Maracanaú (a 25 km da capital) que participaram da capacitação, promovida no mês passado. Eles tiveram aulas teóricas e práticas nas disciplinas relacionadas às áreas de prevenção e combate a princípios de incêndio, primeiros socorros, salvamento e conhecimento da estrutura física do local de trabalho.

De acordo com o chefe da Assistência Militar do TJCE, tenente coronel José Herlínio Dutra, os conhecimentos serão colocados em prática mensalmente. “É importante que a gente continue valorizando os brigadistas. Iremos promover reuniões mensais para que as equipes inspecionem o prédio onde trabalham, verificando instalações elétricas, extintores, hidrantes, mangueiras e outros itens de segurança”.

A comandante da 8ª Seção do Corpo de Bombeiros, major Roberta Barbosa Monteiro, destacou que os brigadistas estão prontos para pôr em prática o que aprenderam. “A participação dos servidores no curso foi fantástica. Eles conseguiram assimilar tudo o que foi repassado durante as aulas e estão aptos a atuar em casos de emergência”.

A major disse, ainda, que após a entrega dos certificados, haverá apresentação técnico-profissional, na Praça da Justiça, com a participação de brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. No mesmo dia, será aberta exposição em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho. Os equipamentos de trabalho utilizados para salvar vidas e resguardar o patrimônio público ficarão expostos, até dia 18 de julho, no 1º andar do Palácio da Justiça.

CAUCAIA

O curso de Formação de Brigadista do Poder Judiciário está com inscrições abertas para a Comarca de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) até a próxima quinta-feira (18/07). Estão sendo ofertadas 25 vagas. O treinamento, de 20 h/a, será realizado entre os dias 22 e 26 de julho.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição e entregá-la na Diretoria do Fórum. Podem participar magistrados, servidores efetivos e terceirizados.

O treinamento deve ocorrer também em Maranguape, Eusébio e Aquiraz. A previsão é de que sejam beneficiadas 12 comarcas do Interior.

BRIGADA DE INCÊNDIO

A Brigada de Incêndio é formada por voluntários treinados para atuar na prevenção e no combate a incêndios, no atendimento de emergências pré-hospitalares, no controle de pânico e na execução de plano de evacuação.

A Portaria nº 6/2004, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, exige brigadas em edificações com tamanho superior a 750 metros quadrados ou com mais de dois pavimentos (exceto as edificações residenciais unifamiliares).