Conteúdo da Notícia

Conselho Editorial destaca qualidade das obras do TJCE que serão lançadas na Bienal do Livro

Conselho Editorial destaca qualidade das obras do TJCE que serão lançadas na Bienal do Livro

Ouvir: Conselho Editorial destaca qualidade das obras do TJCE que serão lançadas na Bienal do Livro

O Conselho Editorial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) esteve reunido, na tarde dessa segunda-feira (06/08), para tratar sobre as publicações do Poder Judiciário que serão lançadas durante a X Bienal Internacional do Livro. O evento acontecerá no período de 8 a 18 de novembro, em Fortaleza.

Durante o encontro, o presidente do Conselho Editorial, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, destacou a qualidade das obras do Judiciário cearense que serão lançadas na Bienal, entre elas, a “Revista dos Pareceres Administrativos, 2012” Volume I, em fase de conclusão. “A programação visual está muito boa. É um trabalho feito com profissionalismo”, afirmou.

O desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, integrante do Conselho, ressaltou a importância da iniciativa. “Considero esse trabalho um divisor de águas porque proporciona a transparência da administração”, disse.

A obra, com 164 páginas, traz temas sobre pensão alimentícia, aplicação de multa contratual à empresa e análise de edital de pregão eletrônico, entre outros assuntos. “A Revista está praticamente pronta. Faremos apenas mais uma revisão, antes da edição final”, disse a assessora Institucional do TJCE, Lúcia Cidrão.

Os integrantes do Conselho também aprovaram a capa da obra “Direito Vivo” cujo primeiro volume será uma coletânea de liminares, que contemplará decisões cíveis e criminais de 1º e 2º Graus da Justiça estadual. A seleção dos trabalhos que farão parte da coletânea está a cargo de uma comissão coordenada pela desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda. Fazem parte da comissão o desembargador Carlos Alberto Mendes Forte e o juiz Yuri Cavalcante Magalhães, além dos servidores Hudson Pereira e Fabiana Banhos, que auxiliam os trabalhos de pesquisa e catalogação das liminares. No total, 29 juízes enviaram 106 decisões e 25 desembargadores encaminharam 155.

O Conselho Editorial aguarda, por parte da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o encaminhamento de dois volumes da Revista Themis referentes a 2011 e o primeiro de 2012, com o objetivo de atualizar as publicações. A Themis, que também estará disponível na Bienal, passará a ser publicada com o selo da Editora do TJCE. Também serão disponibilizadas no evento a Revista de Jurisprudência do TJCE e o Código de Organização do Poder Judiciário.

Participaram da reunião, o presidente do Conselho Editorial, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes; os desembargadores conselheiros Carlos Alberto Mendes Forte, Sérgia Maria Mendonça Miranda e o juiz Yuri Cavalcante Magalhães; a editora Lúcia Carvalho Cidrão e a servidora Bianca Sarquis Melo Amorim Tavares, assistente da editora.