Conteúdo da Notícia

Ximenes é empossado na Academia

Ouvir: Ximenes é empossado na Academia

Página 2 10.06.2010
Em sessão solene, foi empossado o novo membro da Academia de Ciências Sociais do Ceará (ACSC), o desembargador Fernando Ximenes. O ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) ocupará a cadeira de número 37, que tem como patrono o ex-arcebispo da Catedral Metropolitana de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider.
A posse ocorreu na sede da Academia Cearense de Letras, localizada no Centro da Capital. A eleição do desembargador Fernando Ximenes foi realizada em agosto do ano passado e foi aprovada por unanimidade pelos membros da Academia.
A esposa de Ximenes, Marfisa, foi quem o empossou, logo após receber a medalha das mãos do presidente da ACSC, João Gonçalves de Lemos. Após o procedimento, ele foi saudado oficialmente pelo jurista e já acadêmico, Dimas Macedo.
Fernando Ximenes Rocha nasceu em Fortaleza no dia 23 de novembro de 1952. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desempenhou os cargos de procurador-geral do Estado, procurador-geral do Município de Fortaleza e secretário da Justiça, entre outros.
Em 1994, passou a atuar como desembargador do TJ-CE, do qual foi presidente no biênio 2007/09. Atualmente, preside a 1ª Câmara Cível e integra também o Conselho Superior da Magistratura como membro nato. Também é professor-adjunto de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UFC e membro de diversas instituições, entre elas, o Instituto dos Advogados do Ceará, o Instituto dos Magistrados do Ceará e a Academia Brasileira de Direito Criminal. (HG)