Conteúdo da Notícia

Varas que atuam na área criminal alimentam Banco Nacional de Mandados de Prisão por meio eletrônico

Varas que atuam na área criminal alimentam Banco Nacional de Mandados de Prisão por meio eletrônico

Ouvir: Varas que atuam na área criminal alimentam Banco Nacional de Mandados de Prisão por meio eletrônico

As Varas que atuam na área criminal da Comarca de Fortaleza alimentam, por meio eletrônico, o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ferramenta, disponível nessa sexta-feira (11/01), reúne informações sobre mandados de prisão enviadas por tribunais estaduais e federais de todo o País.

O sistema possibilita o acesso às ordens de prisão 24 horas por dia e permite o controle automático das datas de validade dos mandados (quando expiram, eles tornam-se inacessíveis à consulta pública). O BNMP facilita ainda o cumprimento de diligências por parte de autoridades policiais e diretores de presídios e auxilia os juízes no exercício das atividades.

“A centralização e a uniformização dos mandados de todo o País conferem maior rapidez, controle e segurança nas informações”, explica a servidora do Departamento de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua, Christiane Myrta Medeiros, integrante dos grupos do BNMP e de Gestão Processual de 1º Grau, ambos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Na Comarca de Fortaleza, o envio e o registro de mandados ao sistema ocorre de forma automática, por meio do Sistema de Automação da Justiça de Primeiro Grau (SAJ/PG), cuja adaptação foi concluída no último dia 7. Os mandados expedidos antes dessa data também serão cadastrados.

As ordens de prisão que estão aguardando cumprimento e que ainda não expiraram podem ser consultadas por qualquer interessado no portal do CNJ (www.cnj.jus.br/bnmp) ou por meio de link na página inicial do SAJ/PG. Os que foram expedidos em caráter restrito não estão disponíveis para consulta pública. O BNMP foi criado pela lei nº 1.2403/2011 e regulamentado pela resolução nº 137/2011 do CNJ.

CAPACITAÇÃO

Em novembro de 2012, o Centro de Treinamento Integrado do Fórum Clóvis Beviláqua capacitou quatro turmas para a utilização do BNMP. Foram ofertadas vagas a servidores das Varas Criminais, Delitos do Tráfico de Drogas, Justiça Militar, Execuções Criminais, Delitos do Trânsito, Júri e Execuções Fiscais. Também houve capacitação no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

A partir desta quarta-feira (15/01), outras três turmas participarão do treinamento. As aulas ocorrerão no Departamento de Informática do Fórum. Serão duas turmas no turno da manhã (uma no dia 15 e outra no dia 16, ambas das 9h30 às 12h) e uma à tarde (no dia 16, das 14h30 às 17h).