Conteúdo da Notícia

Varas da Fazenda Pública do TJ/Ce já digitalizaram mais de 10 mil processos

Ouvir: Varas da Fazenda Pública do TJ/Ce já digitalizaram mais de 10 mil processos

07.10.2010
As nove Varas da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua já contam com um acervo de mais de 10 mil processos virtuais.
Desse total, 1.549 ações ?nasceram? digitais, ou seja, já chegaram às unidades judiciárias como autos eletrônicos, nos últimos três meses.
Outras 9.391 ações, que já tramitavam como processos físicos (em papel), foram digitalizadas e convertidas em processos virtuais.
Elas foram importadas para o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), software utilizado no Projeto de Modernização do Poder Judiciário cearense, e estão sendo manuseadas eletronicamente nas Varas.
Todo o acervo processual das nove Varas, formado por aproximadamente 46.500 ações, já foi enviado para a central de digitalização e a previsão é que até o fim deste mês seja devolvido, em sua totalidade, às unidades de origem, no formato virtual.
Atualmente, estantes e armários que abrigavam os processos físicos já foram esvaziados.
Segundo a diretora de secretaria da 5ª Vara da Fazenda Pública, Verônica Lopes Pereira, apenas os processos pedidos recentemente pelas partes ainda estão em papel, mas em breve serão convertidos para o meio digital.
O juiz titular da 6ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Tarso Pires Nogueira, afirma que o trâmite das unidades está mais ágil. ?Você tem a possibilidade de ter o processo mais perto de você?, destaca.
Fonte: TJ/Ceará