Conteúdo da Notícia

Vara de Penas Alternativas promove encontro de atenção a dependentes químicos

Ouvir: Vara de Penas Alternativas promove encontro de atenção a dependentes químicos

A Vara de Penas Alternativas do Fórum Clóvis Beviláqua realizará nesta quarta-feira (11/11), às 13h30min, no auditório Agenor Studart, o IV Encontro da Rede de Apoio ao Adicto Jurisdicionado. O evento, idealizado pelo Núcleo de Justiça Terapêutica (NJT) daquela Vara, é voltado para a atenção aos ex-usuários de drogas e às pessoas que tentam se recuperar da dependência química.
O NJT foi criado no Poder Judiciário em abril de 2008 com o objetivo de fomentar a implementação de políticas públicas de recuperação de dependentes químicos e de jurisdicionados que cumprem penas alternativas. Para tanto, o núcleo desenvolveu parceria com instituições do Poder Público e organizações não governamentais tais como: Centros de Assistência Psicosocial (Caps), Prefeitura de Fortaleza; Centro de educação de Jovens e Adultos, Governo do Estado; comunidades terapêuticas diversas; Alcóolicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.
No encontro, a juíza titular da Vara de Penas Alternativas, Maria das Graças Almeida de Quental, fará uma saudação aos representantes dos parceiros presentes e aos jurisdicionados. ?O objetivo do evento é a integração e aproximação dos parceiros para que possamos fazer uma avaliação do nosso trabalho com os dependentes químicos e aprimorá-lo?, explica a magistrada.
As instituições ?Celebrando a Restauração?, ?Centro de Valorização da Vida? e o Conselho Estadual de Política sobre Drogas farão uma exposição do trabalho que desenvolvem dentro da Rede de Apoio ao Adicto Jurisdicionado.
?O evento acontece no sentido de possibilitar uma ação sistemática do Poder Público no combate à dependência química, a partir de uma articulação com diversas instituições?, disse o coordenador do NJT, o psicólogo Elton Gurgel, servidor da Vara de Penas Alternativas.
Segundo ele, desde que foi criado, o núcleo já realizou 2.620 procedimentos, entre avaliações, entrevistas, encaminhamentos para terapias, cursos, visitas e palestras.