Conteúdo da Notícia

Tribunal elabora manuais sobre certidões e peritos para facilitar acesso aos serviços

Tribunal elabora manuais sobre certidões e peritos para facilitar acesso aos serviços

Ouvir: Tribunal elabora manuais sobre certidões e peritos para facilitar acesso aos serviços

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) entregou para a Secretaria Judiciária (Sejud), nessa quarta-feira (29/03), os manuais “Emitir Certidões” e “Pagar Peritos”, que servem para orientar e esclarecer os procedimentos para execução de serviços prestados pelo Poder Judiciário.
De acordo com o secretário de Planejamento do TJCE, Sérgio Mendes, “a entrega desses manuais, que fazem parte do Projeto Estratégico iniciado em 2014, consolida o quanto nós [Judiciário cearense] já avançamos em termos de manualização dos procedimentos da Sejud”.
O gestor disse que essa manualização “é muito importante, tanto em termos de gestão, pois agora essas atividades e conhecimentos estão devidamente registrados, como também para dar transparência à sociedade e aos demais setores do Tribunal, que saberão como funcionam cada procedimento”.
O diretor do Departamento de Otimização Organizacional do TJCE, Welkey Costa, explica que o manual “Emitir Certidões” detalha o passo a passo necessário para que o Tribunal possa emitir uma certidão. “O cidadão que solicita esse documento não conhece o procedimento adotado para executá-lo, mas agora, com o manual, a população fica informada sobre o que é feito desde o pedido inicial até a conclusão. Além disso, ensina os próprios colaboradores que ainda não têm esse conhecimento a executarem o serviço”.
Já o manual “Pagar Peritos”, exemplifica como funciona a contratação desse serviço, à medida que o Judiciário necessita, como também o relacionamento com esses profissionais”.
Com a entrega dos documentos, fica concluída a manualização das rotinas de trabalho dos Departamentos de Apoio, Distribuição e Gabinete da Secretaria. Ao todo, já foram concluídos 14 manuais.
Também estiveram presentes na reunião o secretário Judiciário, Walter Correia; o gerente do projeto Análise, Racionalização e Manualização de Processos do Departamento Judicial de Apoio e Divisão de Distribuição, Pedro Carlos; a diretora da Divisão de Sistemas de Gestão da Seplag, Ana Paula Pessoa; a chefe do Setor de Certidões, Ana Cláudia Cordeiro; além de servidores do TJCE.