Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça indica lista tríplice

Ouvir: Tribunal de Justiça indica lista tríplice

22.09.2010 cidade
Processo de escolha ocorreu em sessão pública, no Pleno do TJ, com votos abertos e nominais dos desembargadores
O Tribunal de Justiça do Estado Ceará (TJCE) elegeu, na manhã de ontem, em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, os procuradores de Justiça que integram a lista tríplice para uma vaga de desembargador do quinto constitucional, destinada ao Ministério Público (MP). Paulo Francisco Banhos Ponte, José Valdo Silva e Marcos Tibério Castelo Aires foram os selecionados. O processo de escolha ocorreu em sessão pública, com votos abertos, nominais, fundamentados pelos 30 desembargadores presentes, dos 31 que compõem o Pleno do TJCE.
“A avaliação dos candidatos foi das mais criteriosas e qualquer um dos representantes do Ministério Público que venha a ser escolhido pelo governador saberá, com certeza, honrar o Poder Judiciário do Ceará”, declarou o desembargador Ernani Barreira Porto, presidente do TJCE. A lista com o nome dos três candidatos será preparada hoje e enviada ao governador Cid Gomes, a quem compete nomear o novo desembargador.
O representante do MP escolhido irá ocupar a vaga deixada por Raul Araújo Filho, que tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em maio deste ano, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Paulo Gallotti. A sessão para escolha da lista tríplice, que seria realizada na sexta-feira, 17 de setembro, teve de ser remarcada para ontem, para que houvesse prazo suficiente à interposição de recursos.
Perfil
Paulo Banho Ponte
Procurador de Justiça e professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC)
José Valdo Silva
Foi promovido à Procurador de Justiça em 2003. Exerceu a função de Ouvidor Geral do Ministério Público do Ceará
Marcos Tibério Aires
É procurador de Justiça desde 2007, atuando na área criminal. Além disso, é coordenador do Nupad, do MPCE