Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça escolhe novos desembargadores

Ouvir: Tribunal de Justiça escolhe novos desembargadores

17.11.2009 Política
Discriminação étnico-racial é tema de seminário em Fortaleza
Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) escolhe amanhã, em sessão extraordinária, os oito novos desembargadores. A eleição dos magistrados será presidida pelo desembargador Ernani Barreira Porto, chefe do Poder Judiciário. Serão quatro vagas por critério de merecimento e quatro por antiguidade, já incluída a vaga da desembargadora Gizela Nunes, aposentada desde outubro de 2009.
As vagas foram criadas através de Lei Estadual nº14.407, para reestruturar o Poder Judiciário cearense. No total, foram criadas 16 vagas de desembargadores, sendo que este ano serão nomeados apenas oito e o restante em 2010.
A Ordem dos Advogados do Brasil Ceará (OAB-CE) terá direito a uma das vagas, que será definida a partir de uma lista sêxtupla, que será encaminhada ao Tribunal de Justiça. O TJCE escolhe três candidatos para ser encaminhado ao governador do Estado, Cid Gomes. O chefe do Poder Executivo escolherá um dos nomes e nomeará o representante do Órgão. A posse dos novos membros do Judiciário será ainda este ano.