Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça entrega nesta quinta Medalha do Mérito Judiciário para quatro personalidades

Tribunal de Justiça entrega nesta quinta Medalha do Mérito Judiciário para quatro personalidades

Ouvir: Tribunal de Justiça entrega nesta quinta Medalha do Mérito Judiciário para quatro personalidades

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, o desembargador Fernando Ximenes, decano do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Aírton Queiroz, e o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Luciano Lima Rodrigues. Essas são as quatro personalidades que serão homenageadas com a “Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua”.
A solenidade de entrega da honraria será conduzida pela chefe do Judiciário cearense, desembargadora Iracema Vale, às 16h desta quinta-feira (15/12), durante sessão do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça, bairro Cambeba. Em nome dos homenageados, falará o desembargador Fernando Ximenes, decano da Justiça estadual.
Os agraciados com a maior comenda da Justiça estadual foram indicados pela desembargadora Iracema Vale e aprovados, por unanimidade, pelos integrantes do Tribunal Pleno, em sessão realizada no dia 14 de julho deste ano. A medalha é destinada a personalidades que prestem à Justiça excepcional colaboração decorrente de sua ação cultural ou profissional.
A condecoração é concedida bienalmente para até quatro personalidades por sua atuação profissional, científica ou política e tenham prestado relevantes serviços ou contribuição à causa da Justiça, ou aos interesses da comunidade do Ceará.
PERFIS
CÁRMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA  – Nasceu em 19 de abril de 1954, em Montes Claros (MG). É graduada em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973 a 1977). Tem cursos de pós-graduação de mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980/1981), e de especialização em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral (1979). Ingressou no STF a partir de 2006. É presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 12 de setembro deste ano.
FERNANDO LUIZ XIMENES ROCHA – Natural de Fortaleza, nasceu em 23 de novembro de 1952. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC)–1977; e mestre em Direito pela UFC (2001). É desembargador do TJCE desde outubro de 1994, ingressando pelo quinto constitucional na vaga reservada aos advogados.
Atualmente é presidente da 1ª Câmara de Direito Público e da Seção de Direito Público. Foi presidente do TJCE no biênio 2007/2009. Antes de ingressar na magistratura foi procurador do Estado (1984/1994); procurador-geral de Fortaleza (1989-1990); procurador-geral do Estado (1991-1994); e procurador-chefe da Procuradoria do Estado (1987-1988).
AÍRTON JOSÉ VIDAL QUEIROZ – Nasceu no dia 14 de agosto de 1946, em Fortaleza. Filho de Edson Queiroz e de Yolanda Vidal Queiroz. Presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), o empresário Aírton Queiroz é membro honorário da Academia Cearense de Letras (ACL). Economista por formação, o empresário ocupa cargos de direção no Conselho Administrativo de Queiroz Comércio e Participações, na Norte Gás Butano Distribuidora; na Esmaltec; e Editora Verdes Mares. Dirige, também, a Butano Agropecuária e a Sociedade Butano; é vice-presidente da Cascaju-Cascavel Castanhas de Caju e da Indaiá Brasil Águas Minerais.
FRANCISCO LUCIANO LIMA RODRIGUES – Natural de Fortaleza, ingressou na magistratura em 5 de abril de 1993, como juiz substituto da Comarca de Jaguaruana. É titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, exercendo, atualmente, a função de juiz auxiliar da Presidência do TJCE. Exerceu a direção do Fórum Clóvis Beviláqua (2013/2014) e a função de coordenador da Escola Superior da Magistratura do Ceará (2000/2002). Foi juiz auxiliar da Presidência do TJCE em duas gestões (2005/2006) e (2007/2008). Membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), na categoria de Juiz de Direito (2009/2011 e 2012/2013).