Conteúdo da Notícia

TJCE lança Projeto “Justiça em Movimento” e avança rumo à virtualização

TJCE lança Projeto “Justiça em Movimento” e avança rumo à virtualização

Ouvir: TJCE lança Projeto “Justiça em Movimento” e avança rumo à virtualização

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) lançou, na manhã desta quarta-feira (05/08), o Projeto ?Justiça em Movimento?, no Palácio da Justiça. A iniciativa é mais um passo rumo à virtualização do funcionamento do Judiciário cearense, uma das principais metas da gestão do atual presidente, desembargador Ernani Barreira Porto.
A solenidade foi realizada no auditório Dom Aloísio Lorscheider e contou com a presença maciça de juízes da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza. Magistrados do interior assistiram o evento por meio de videoconferência, transmitida ao vivo para os municípios de Tauá, Aracati, Beberibe, Aracoiaba, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Santa Quitéria e Sobral.
O Projeto ?Justiça em Movimento? vai permitir que os magistrados conheçam, com exatidão, quantos processos tramitam em suas respectivas unidades judiciárias, bem como a natureza dessas ações e a fase processual em que se encontram.
Outra vantagem será a eliminação de distorções entre a quantidade física de processos e os dados cadastrados no Sistema de Controle Processual (Sproc) do TJCE. Além disso, a ferramenta auxiliará os magistrados no cumprimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou o julgamento, até 31 de dezembro deste ano, de todos os processos que entraram em tramitação no País até 2005.
O desembargador Ernani Barreira conclamou a colaboração de todos os juízes presentes para que atualizem as informações do Sproc em, no máximo, 30 dias. ?Vamos construir a Justiça na qual um processo não vai demorar mais do que um ano e seis meses para ser julgado. O Ceará vai ser a Justiça paradigmática na América Latina?, convocou. ?Nós podemos, nós vamos fazer, porque temos compostura e compromisso público?, ressaltou.
Durante o evento, o assessor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE, Gustavo Pereira, explicou o funcionamento das consultas de dados processuais que serão possíveis de ser feitas no Sproc e tirou dúvidas dos magistrados.