Conteúdo da Notícia

TJCE inicia nova etapa de implantação do Sistema de Automação de Justiça nas Comarcas do Interior

TJCE inicia nova etapa de implantação do Sistema de Automação de Justiça nas Comarcas do Interior

Ouvir: TJCE inicia nova etapa de implantação do Sistema de Automação de Justiça nas Comarcas do Interior

A nova fase de instalação do Sistema de Automação da Justiça – SAJ (software de gestão de processos) no Interior do Estado teve início nesta segunda-feira (16/04), nas Comarcas-sede de Brejo Santo, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Porteiras, Santana do Cariri, Farias Brito, Jardim e Várzea Alegre, além das Vinculadas de Abaiara, Altaneira, Penaforte e Jati. Nessas quatro últimas, o procedimento está previsto para ser encerrado nesta terça-feira (17).
Nas demais citadas acima, o calendário finaliza na próxima sexta-feira (20), devendo as partes ficarem atentas sobre a suspensão dos prazos processuais e do atendimento, que consta na Portaria 530/2018, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes. Publicado na última quinta-feira (12/04), o documento trata da ampliação do SAJ para o Interior.
Cabe à Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), em conjunto com os supervisores de cada vara, efetuar a migração dos dados do Sistema Processual (Sproc) para o SAJ. O cronograma nas demais comarcas começa no dia 23 de abril e seguirá até 10 de setembro deste ano.
O SAJ possibilita o trâmite dos processos tanto em papel como eletrônico.
Atualmente utilizam o SAJ para o trâmite de processos eletrônico as comarcas de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral e será instalado nas Comarcas de Crato e Barbalha a partir de 7 de maio deste ano.
Já o formato físico, encontra-se instalado em Aquiraz, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Baturité e Eusébio. A expansão do modelo físico, iniciada nesta segunda, marca a segunda etapa do projeto do TJCE.
Os procedimentos judiciais que se encontram em tramitação continuarão da atual forma. As Comarcas que utilizarão o processo eletrônico (Crato e Barbalha) receberão as petições iniciais e intermediárias dos novos processos, após a implantação do SAJ, de forma eletrônica, por meio do portal e-SAJ (www.esaj.tjce.jus.br). Para os processos físicos que ainda tramitam nessas unidades, o peticionamento será feito somente em meio físico (papel), enquanto não convertidos para o formato eletrônico.
Clique aqui e confira a Portaria na íntegra, incluindo o calendário e a suspensão dos prazos processuais e do atendimento.