Conteúdo da Notícia

TJCE implantará sistema que economizará todo mês 800 mil litros de água da rede de abastecimento

TJCE implantará sistema que economizará todo mês 800 mil litros de água da rede de abastecimento

Ouvir: TJCE implantará sistema que economizará todo mês 800 mil litros de água da rede de abastecimento

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJ) passarão a utilizar, nos banheiros e serviços de limpeza e jardinagem, a água acumulada no lençol freático. O novo sistema permitirá economizar, todo mês, cerca de 800 mil litros de água da rede de abastecimento.

Isso significa metade do consumo mensal dos prédios do Tribunal e da CGJ, segundo o secretário de Administração do TJCE, José Almeida Santos Júnior. O gestor explicou que a medida será implantada em até três meses, período necessário à validação. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) já atestou a potabilidade da água acumulada no lençol freático do TJ.

Ainda de acordo com Almeida Junior, o uso racional dos recursos é uma das preocupações do Judiciário cearense e faz parte de meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a redução per capta, até 2014, de 2% em energia, água e combustível.

Conforme especialistas, a água potável é considerada uma das maiores riquezas do planeta e é preciso economizar para evitar crise de abastecimento ou até mesmo a falta. O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que as pessoas reflitam sobre a preservação e uso racional desse bem tão precioso.

O NOVO SISTEMA

A água acumulada é puxada por meio de bomba para a cisterna. No local, recebe tratamento à base de cloro. Em seguida, é enviada para as duas caixas que alimentam o sistema do Tribunal e da Corregedoria.