Conteúdo da Notícia

TJCE firma convênio com universidade de Quixadá para ampliar centros de conciliação

TJCE firma convênio com universidade de Quixadá para ampliar centros de conciliação

Ouvir: TJCE firma convênio com universidade de Quixadá para ampliar centros de conciliação

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) firmou convênio, nesta sexta-feira (07/10), com o Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). A parceria visa ampliar as atividades de mediação e conciliação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) no Interior.
A assinatura do documento foi realizada durante reunião conduzida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que representou a presidente do Tribunal, desembargadora Iracema Vale.
Segundo o desembargador, o convênio com as instituições de ensino superior garante maior amplitude de atuação. “A expansão dos centros de conciliação dinamizam as atividades nas instituições, firmando um interesse não apenas institucional, mas também público”, reconheceu.
O reitor da Unicatólica, Manoel Messias de Sousa, destacou que a parceria com o Poder Judiciário intensifica a interação com a sociedade. “Nossa universidade tem propósito de uma forte interação com a comunidade. Nós aproveitamos o espaço dos nossos cursos de formação para contribuir com o desenvolvimento social, humano e político da nossa região”, afirmou. A instituição tem cerca de 400 estudantes cursando Direito.
De acordo com o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, a busca por métodos alternativos de solução de conflitos é o novo caminho para o Judiciário. “É uma nova forma de gerir conflitos. Só assim poderemos fazer melhor o nosso trabalho, que é solucionar problemas”.
Segundo o subdefensor público-geral do Estado, Leonardo Moura, “é muito importante levar a mediação e a conciliação para o Interior porque agiliza a solução dos conflitos daqueles que buscam a prestação jurisdicional”.
Também participaram da reunião o coordenador do Nupemec, juiz Carlos Henrique Oliveira; a juíza Jovina d’Avila Bordoni, do Cejusc de Fortaleza; o vice-reitor da universidade, Renato Moreira de Abrantes; a coordenadora do Curso de Direito da Unicatólica, Lírida Calou de Araújo; e servidores que atuam no Nupemec.