Conteúdo da Notícia

TJCE determina que abertura do comércio aos domingos deve seguir legislação trabalhista

Ouvir: TJCE determina que abertura do comércio aos domingos deve seguir legislação trabalhista

29.04.10
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) declarou que a abertura do comércio de Fortaleza, aos domingos, não deve ser condicionada pela realização de acordos ou convenções coletivas de trabalho, mas sim pela legislação trabalhista.
A decisão foi proferida nesta quinta-feira (29) pela desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar. ?A lei municipal que estabelece o horário de funcionamento do comércio varejista e atacadista no Município de Fortaleza, apresenta inconstitucionalidade quando exige a celebração de acordos ou convenções coletivas de trabalho, condicionando a abertura do comércio local aos domingos à demonstração desses instrumentos de negociação coletiva entre empregados e empregadores?, afirmou a relatora em seu voto, sendo acompanhada pelos demais desembargadores.
A Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio) e o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas) ingressaram com Ação Direta de Inconstitucionalidade no TJCE, defendendo que o Município extrapolou sua competência constitucional ao impor a necessidade de acordos para a abertura do comércio aos domingos.
Para as entidades, a lei nº 9.452, de 20 de março de 2009, mostra-se contrária aos princípios do livre exercício de atividade econômica, da isonomia e da igualdade.
Em defesa, o município de Fortaleza argumentou que a lei se propõe ?a disciplinar o horário de funcionamento do comércio em benefício do interesse coletivo e social?.
Ao julgar a matéria, o Pleno do Tribunal de Justiça julgou parcialmente procedente, para declarar inconstitucional apenas o parágrafo único do art. 1º da lei nº 9.452/09 que condiciona a abertura do comércio local, aos domingos, à realização de negociação coletiva entre empregados e empregadores.