Conteúdo da Notícia

TJCE assina convênios com instituições de ensino do Interior para instalação de centros judiciários

TJCE assina convênios com instituições de ensino do Interior para instalação de centros judiciários

Ouvir: TJCE assina convênios com instituições de ensino do Interior para instalação de centros judiciários

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) firmou convênio, nesta sexta-feira (08/04), com cinco instituições de ensino superior: Universidade Regional do Cariri (Urca), Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, e as Faculdades Paraíso, Inta e Luciano Feijão. O objetivo é ampliar as atividades dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do Interior para atender às mudanças do novo Código de Processo Civil (CPC).
A solenidade foi conduzida pelo desembargador Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, que representou a presidente do Tribunal, desembargadora Iracema Vale. Ele destacou que o Judiciário será responsável por fiscalizar e analisar o funcionamento das extensões dos centros.
De acordo com o magistrado, outras instituições estão sendo procuradas no Interior. “Aqueles que se prontificarem a seguir as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentro das resoluções que regem a matéria, iremos analisar a possibilidade de conveniar. Não tem como realizar as atividades de conciliação e mediação só no ambiente do Fórum. Se não tivesse essa parceria, a exemplo do que foi feito em Fortaleza, seria difícil atender à nova ordem processual”, salientou.
Agora serão programados os cursos de mediação e conciliação que irão atender às instituições conveniadas. O juiz Carlos Henrique de Oliveira, coordenador do Nupemec, explica que o treinamento é teórico-prático. “A etapa teórica é de 55 horas, dividida em educação a distância e aulas presenciais com instrutores do Núcleo. Em seguida, vem a prática. São 60 horas supervisionadas pelo juiz coordenador do respectivo centro”, esclareceu.
João Luís Fiúsa, diretor da Faculdade Paraíso, localizada em Juazeiro do Norte, acredita que o convênio é importante para os alunos e vai beneficiar toda a sociedade. “É preciso criar a mentalidade da mediação e da conciliação para evitar a litigiosidade. Isso vai possibilitar um melhor funcionamento do Judiciário”, reconheceu.
Segundo Cecília Lôbo, coordenadora do curso de Direito do Centro Universitário Leão Sampaio, também em Juazeiro do Norte, é necessário dar aos alunos a oportunidade de compreender essa nova maneira de resolver conflitos. “É uma formação, não apenas jurídica, mas socialmente importante. Vai trazer uma solução mais rápida dos conflitos e um empoderamento das pessoas de seus Direitos, deixando para o Judiciário apenas as questões mais complexas”, enalteceu.
Já o Cejusc do Crato contará com o suporte da Urca. Plácido Castelo, representante da Universidade, acredita que a parceria vai facilitar o acesso à Justiça por parte do cidadão comum. “Nunca poderíamos abrir mão de participar de momentos como esse. Nossas instalações estão à disposição para dinamizar essa iniciativa que vai beneficiar toda a população”, disse.
Em Sobral, a Faculdade Inta está entre as parceiras da Justiça. Para Michelle Alves Vasconcelos Ponte, pró-diretora de Estágios, o convênio “vai beneficiar a instituição, o corpo docente e, especialmente, os alunos, que poderão ter uma nova visão sobre a resolução de conflitos”.
Isabel Pontes, diretora da Faculdade Luciano Feijão, que também fica no Município da Região Norte, acredita que o convênio permite “o cumprimento da nossa missão social quanto instituição, contribuindo com o Judiciário para a realização dessas audiências de mediação com eficiência e rapidez”.
A solenidade ainda contou com a presença do assessor pedagógico do Nupemec, Márcio Brasileiro; da coordenadora do curso de Direito da Faculdade Inta, Fernanda Afonso, e da professora Lourde Claudênia Aguiar Vasconcelos; da coordenadora do curso de Direito da Faculdade Luciano Feijão, Ysmênia Pontes; e da diretora administrativa da Faculdade Paraíso, Cáris Callou.