Conteúdo da Notícia

TJCE apresenta resultado do 2º ciclo do programa que prioriza julgamento de réus com várias ações

TJCE apresenta resultado do 2º ciclo do programa que prioriza julgamento de réus com várias ações

Ouvir: TJCE apresenta resultado do 2º ciclo do programa que prioriza julgamento de réus com várias ações

O resultado do 2º ciclo do Movimento de Apoio ao Sistema Prisional de Réus Multidenunciados (Masp) foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (19/04). Durante período de 150 dias, magistrados da área criminal de Fortaleza realizaram 444 julgamentos envolvendo ações de acusados que respondem a seis ou mais processos.
A apresentação do relatório com os dados ocorreu durante a sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Para o presidente da Corte, desembargador Gladyson Pontes, “os números mostram que o Judiciário está no caminho certo. Sou fã desse projeto, que realmente tem demonstrado resultados”.
O colegiado aprovou, por unanimidade, a continuidade do Masp, com a realização da 3ª fase. No próximo ciclo, serão priorizados quem responde a partir de cinco acusações na Justiça.
O desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, supervisor do programa, avaliou como muito satisfatório o índice alcançado. “O nosso objetivo é mostrar para a sociedade que Judiciário está preocupado e atento à violência que assola o país e quer dar a sua contribuição.”
A juíza Jacinta Inamar Franco Mota, coordenadora das Varas da Área Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, afirmou que “mais de 70 réus tiveram 100% dos processos julgados, o que não é uma tarefa fácil”. A magistrada utilizou o exemplo do réu que, nos dois ciclos realizados, teve 19 ações finalizadas. “É isso que a sociedade espera, diminuir a sensação de impunidade.”
A 2ª etapa do Masp foi lançada em 20 de setembro de 2017, conforme a Portaria nº 1572. Já o 1º ciclo, obteve 636 julgamentos, de 24 de março a 18 de agosto de 2017, sendo 477 em Varas Criminais e 159 nas Câmaras Criminais do TJCE.