Conteúdo da Notícia

TJ escolhe 6 novos nomes e lista tríplice

Ouvir: TJ escolhe 6 novos nomes e lista tríplice

22.01.2011 Política
Em sessão estraodinária, Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará escolhe seis novos desembargadores e indica lista tríplice para governador Cid Gomes indicar 7º novo nome no TJ
Na segunda maior votação do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), foram escolhidos, ontem, em sessão extraordinária, seis novos desembargadores e uma lista tríplice com candidatos ao cargo, da qual apenas um será nomeado pelo governador Cid Gomes (PSB). A última votação tão extensa ocorreu em dezembro de 2009, quando oito novos desembargadores foram escolhidos num só dia.
Com grande participação de espectadores, que quase lotaram o auditório do Pleno, os advogados Carlos Alberto Mendes Forte, Ernando Uchôa Sobrinho e Francisco Zacarias Silveira de Araújo foram indicados, em votação aberta e nominal, pelos membros da Corte de Justiça do Estado, formando a lista tríplice, ocupando primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, em número de votos.
Tais nomes, apreciados em pouco mais de uma hora, saíram de lista sêxtupla, formada em votação pelos integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). Pela votação da OAB-CE, o advogado Marcus de Paula Pessoa integrou o 1º lugar em votos, mas acabou sendo eliminado pela triagem do Pleno. O 6º lugar na lista dos advogados, Carlos Alberto Forte, que ontem conquistou a liderança no número de votos da Corte, agora aguarda para ver se o posto lhe garantirá a nomeação de Cid. ?Eu não sei qual é o critério do governador. Agora, evidentemente que o Tribunal, ao escolher um mais votado, manifesta certa preferência?, opinou Forte.
O advogado criminalista Ernando Sobrinho, 2º colocado, avalia que a escolha do Pleno foi criteriosa. Para ele, seja qual for a indicação de Cid, ela ?estará representando muito bem a advogacia e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará?. Zacarias Araújo complementa projetando que a decisão do governador será baseada em ?discernimento?: ?Ele, com certeza, irá escolher aquele que ele entender que é melhor para o destino do nosso Estado?.
Dos seis desembargadores já escolhidos para compor a Corte, três ingressaram por meio do critério de antiguidade. São eles os juízes de Direito Francisco Bezerra Cavalcante, Francisco Darival Bezerra Primo e Valdsen da Silva Alves Pereira, por ordem de classificação. Já por merecimento, avaliados a partir de suas qualificações, foram os mais votados os juízes Washington Luís Bezerra de Araújo, em 1º lugar, Inácio de Alencar Cortez Neto, em 2º, e Francisco José Martins Câmara, na 3ª colocação. Ao todos, os 31 membros da Corte de Justiça participaram da votação.
Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
Cid Gomes tem prazo de 20 dias, após receber a lista, para indicar o nome. Os desembargadores escolhidos ontem tomarão posse somente após Arísio Lopes da Costa assumir a presidência todo Tribunal, no dia 28 deste mês.
Perfis
Lista tríplice
1º) Carlos Alberto Mendes Forte: advogado e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor).
2º) Ernando Uchôa Sobrinho: advogado e professor de Direito Penal.
3º) Francisco Zacarias Silveira de Araújo: advogado. Foi secretário-geral e secretário de Judiciário do TJ-CE.
Por merecimento
1º) Washington Luís Bezerra de Araújo: juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua.
2º) Inácio de Alencar Cortez Neto: juiz de Direito da 17ª Vara Cível de Fortaleza.
3º) Francisco José Martins Câmara: juiz de Direito da 9ª Vara de Família. Foi diretor do Fórum Clóvis Beviláqua no biênio 2009/2010.
Por antiguidade
1º) Francisco Bezerra Cavalcante: juiz de Direito da 2ª Vara de Família.
2º) Francisco Darival Bezerra Primo: juiz de Direito da 5ª Vara da Infância e Juventude.
3º) Valdsen da Silva Alves Pereira: juiz de Direito da 28ª Vara Cível.
Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br