Conteúdo da Notícia

Tauá e Limoeiro do Norte assinam convênio do projeto  “Começar de Novo” no TJCE

Tauá e Limoeiro do Norte assinam convênio do projeto “Começar de Novo” no TJCE

Ouvir: Tauá e Limoeiro do Norte assinam convênio do projeto “Começar de Novo” no TJCE

Termo de cooperação de adesão ao projeto ?Começar de Novo?, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi assinado nesta segunda-feira (29/03), pelos prefeitos de Tauá, Odilon Silveira Aguiar, e de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, com o secretário de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Marcos Cals, durante solenidade no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
O programa ?Começar de Novo? coordena nacionalmente propostas de trabalho e cursos de capacitação para ex-detentos. A ideia é sensibilizar órgãos públicos e a sociedade civil para se engajarem nessa iniciativa.
O município de Limoeiro do Norte possui uma cadeia pública e um presídio, ocupados por cerca de 100 detentos. Em Tauá, os egressos poderão manifestar ou não a vontade de participar do Projeto. Em seguida, serão encaminhados ao município para inserção no mercado de trabalho.
O titular da 1ª Vara da Comarca de Tauá, juiz Edson Ponte Bandeira, afirmou que a reintegração dos ex-carcerários é uma via de mão de dupla importante, pois evita a onda crescente de violência e contribui para a cidadania. Para ele, ter uma colocação no mercado contribui para que o ex-detento não volte a cometer crime.
A presidenta do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do CNJ no Ceará, juíza Maria das Graças Almeida Quental, destacou que o programa ?representa esperança, otimismo e a certeza de que esse é o caminho para diminuir a violência. Com o trabalho, queremos resgatar a dignidade do homem?. A magistrada informou que 247 pessoas, que cumprem regime aberto ou semi-aberto, estão sendo beneficiadas, sendo que 150 estão trabalhando na Sejus; 93, em empresas privadas; 3, no TJCE e 1, na Metal Mecânica.
Uma dessas pessoas é a ex-detenta L.C.S., contratada pela Sejus. ?Tenho a honra de representar os detentos que, como eu, tiveram a oportunidade de trabalhar depois do cumprimento da pena?, afirmou a ex-detenta. Ela agradeceu a Justiça por ter acreditado em sua mudança. ?Sou uma cidadã, reconhecida pelo que sou agora, não pelo meu passado?.
O presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, também destacou a iniciativa. ?A sociedade tem o dever capital de, através da ressocialização de ex-presidiários, contribuir para o convívio social pacífico e civilizado.?
Também estiveram presentes, o vice-presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa; o governador em exercício, professor Francisco José Pinheiro; o corregedor geral da Justiça, desembargador João Byron de Figueirêdo Frota; o promotor de Justiça Sílvio Lúcio Conrado, representando a Procuradoria Geral da Justiça do Ceará; a juíza Luciana Teixeira de Sousa, titular da 1ª Vara da Comarca de Limoeiro do Norte; o juiz Marcelo Roseno, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), e os desembargadores Francisco Pedrosa Teixeira, Francisco Auricélio Pontes e Sérgia Maria Mendonça Miranda.