Conteúdo da Notícia

Sorteio de jurados para Varas do Júri de Fortaleza será realizado dia 18 de dezembro

Sorteio de jurados para Varas do Júri de Fortaleza será realizado dia 18 de dezembro

Ouvir: Sorteio de jurados para Varas do Júri de Fortaleza será realizado dia 18 de dezembro

O sorteio para a composição de jurados que atuarão junto às cinco Varas do Júri de Fortaleza, durante o ano de 2018, será realizado no dia 18 de dezembro, às 10h, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, sob a coordenação dos respectivos juízes de cada unidade judiciária. O sorteio será aberto ao público e ocorrerá na presença de representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE), Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil– Secção Ceará (OAB-CE).
A data e hora foram definidas por meio da Portaria nº 1.022/2017, assinada pelo juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, e publicada no Diário da Justiça dessa quarta-feira (29/11). No documento, o magistrado levou em consideração a proximidade com o término do prazo de convocação dos jurados que vêm atuando durante este ano.
COMPETÊNCIA
A Comarca de Fortaleza possui cinco Varas do Júri. Mas, afinal de contas, qual é a sua competência? Essas unidades são responsáveis pelo julgamento de crimes dolosos contra a vida. Os servidores das Varas do Júri são incumbidos de fazer agendamento de audiências, elaboração de pautas, publicações no Diário da Justiça, intimação de advogados e promotores, entre outras atribuições. Os tipos de delitos encaminhados para as varas são homicídios, abortos, induzimento, instigação e auxílio ao suicídio, e infanticídios.
TRIBUNAL DO JÚRI
Se ficar comprovada a materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação no crime, o juiz faz a pronúncia e o caso é encaminhado para o Tribunal do Júri. Lá, o réu é julgado pelo Conselho de Sentença, composto por sete cidadãos comuns e de idoneidade comprovada, que são escolhidos por meio de sorteio. Promotores de Justiça e defensores (públicos ou particulares) ficam com a tarefa de acusarem e defenderem o réu, respectivamente.
Após assistirem aos debates, com os argumentos da promotoria e da defesa, os jurados respondem aos quesitos elaborados pelo juiz sobre o fato. Caso o denunciado seja condenado ou absolvido pelo júri popular, o juiz impõe a sentença e informa qual pena será cumprida.