Conteúdo da Notícia

Servidores de Maracanaú recebem treinamento para o envio eletrônico de feitos policiais

Servidores de Maracanaú recebem treinamento para o envio eletrônico de feitos policiais

Ouvir: Servidores de Maracanaú recebem treinamento para o envio eletrônico de feitos policiais

Servidores da Comarca de Maracanaú participaram de um curso, promovido pela Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, na tarde dessa sexta-feira (29/04), sobre a sistemática de envio eletrônico de procedimentos policiais ao Poder Judiciário. Os alunos também receberam orientações sobre intimação eletrônica de promotores de justiça e defensores públicos das áreas cível e criminal e a respeito de gravação de audiências.
O treinamento, que ocorreu na Seção de Capacitação do Fórum, foi ministrado por profissionais do Departamento de Informática da instituição. Segundo a instrutora e a analista de negócios deste setor, Christiane Myrta, as vantagens da sistemática de envio eletrônico são celeridade, segurança na remessa dos feitos e redução de custos com traslados dos policiais ao Fórum. “O delegado, através da sistemática, vai encaminhar eletronicamente os feitos policiais ao Fórum de Maracanaú, dispensando o protocolo físico”, explicou.
A sistemática começou a ser implantada em novembro de 2014, pelo Programa Integra, envolvendo a Delegacia de Narcóticos (Denarc) e as Varas do Delito de Tráfico de Drogas. Em dezembro de 2015, a implantação foi estendida a todas as delegacias da Capital, exceto a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), que ainda serão contempladas.
O Programa Integra une os sistemas de informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) e da Secretaria da Segurança Pública de Defesa Social (SSPDS), conforme recomenda o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa inclui também outras iniciativas de aperfeiçoamento da Justiça criminal.