Conteúdo da Notícia

Seplag, Grupo Gestor e diretores de Secretaria discutem no Fórum Clóvis Beviláqua Meta 5 de 2010

Seplag, Grupo Gestor e diretores de Secretaria discutem no Fórum Clóvis Beviláqua Meta 5 de 2010

Ouvir: Seplag, Grupo Gestor e diretores de Secretaria discutem no Fórum Clóvis Beviláqua Meta 5 de 2010

Os diretores das Secretarias das 30 Varas Cíveis do Fórum Clóvis Beviláqua estiveram reunidos, na tarde desta sexta-feira (22/07), com a Secretaria Especial de Planejamento e Gestão do Poder Judiciário estadual e com o Grupo Gestor da Meta 5 de 2010. O desembargador Jucid Peixoto do Amaral é o gestor e o juiz Sérgio Luiz Arruda Parente atua como coordenador do grupo.
Na primeira oficina, o coordenador destacou que o objetivo é que cada Secretaria de Vara apresente suas rotinas, a fim de que as melhores práticas, assim como os problemas, sejam identificados e sirvam de subsídio para, ao final de todo o trabalho, ser elaborado o manual de rotinas do Procedimento Cível Comum Ordinário.
De acordo com o juiz Sérgio Luiz Arruda Parente, o objetivo é democratizar ao máximo o estabelecimento das rotinas de trabalho, ouvindo o exemplo de cada diretor. ?Queremos regulamentar para que todas as secretarias atuem da mesma forma?.
Durante a 1ª oficina, foram formados cinco grupos de trabalho que irão discutir o trâmite das ações para, em seguida, apresentar sugestões com vistas a consolidar as discussões. Em momento posterior, serão convidadas a participar das oficinas de mapeamento e modelagem dos processos de trabalho algumas unidades judiciárias do interior do Estado, observada a representatividade, cuja metodologia de trabalho tem sido definida pelo Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão em conjunto com o grupo gestor da Meta 5 de 2010.
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE aprovará referido manual para que, em seguida, seja implantado nas unidades judiciárias respectivas. Com isso, a Meta 5 de 2010, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça – que consiste na implantação de métodos de gerenciamento de rotinas em, pelo menos, 50% das unidades de 1º Grau – será cumprida. O coordenador acrescentou que o trabalho desenvolvido para o cumprimento da Meta 5/10 poderá ser útil à implantação do processo eletrônico.
FACILITADORES DA OFICINA
Sérgio Luiz Arruda Parente ? Juiz Coordenador, Clara Leonor Távora Teixeira – Diretora do Departamento de Otimização Organizacional/SEPLAG, Viviane Brasil Apolinário – Diretora da Divisão de Metodologia/SEPLAG, Raimundo Ribeiro da Cunha Neto – Analista de O&M/SETIN, Natália Maria Fernandes Pereira – Integrante do Grupo de Virtualização do 2º Grau, Carlos Olegário Cavalcante Pinheiro – Integrante do Grupo de Virtualização do 1º Grau, Sarah Araújo Viana ? Diretora da Divisão de Gestão do Conhecimento/SEPLAG e Idalberto da Silva Carvalho Neto ? Apoio à Gestão IV da Secretaria da 5ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza.