Conteúdo da Notícia

Secretarias Judiciárias das Varas de Família movimentam mais de 240 mil processos em 2016

Secretarias Judiciárias das Varas de Família movimentam mais de 240 mil processos em 2016

Ouvir: Secretarias Judiciárias das Varas de Família movimentam mais de 240 mil processos em 2016

As Secretarias Judiciárias Únicas de 1º Grau de Jurisdição II e III, que atendem, respectivamente, da 1ª à 9ª e da 10ª à 18ª Varas de Família de Fortaleza, realizaram 242.527 movimentações processuais durante o ano de 2016.
Ainda segundo balanço realizado pelos setores, 22.632 processos transitaram em julgado e 35.641 foram arquivados definitivamente. Além disso, foram emitidos 158.602 documentos (alvarás, despachos, cartas, ofícios, arquivamentos, entre outros expedientes administrativos) e devolvidas 5.231 cartas precatórias.
De acordo com a coordenadora das Varas de Família, juíza Valeska Alves Rolim, “a ideia de criação das secretarias judiciárias, reservando-se aos gabinetes, de forma preponderante, as atividades concernentes à produção jurídica, foi excelente”. A magistrada acrescenta que os gabinetes e as secretarias devem permanecer sempre com servidores qualificados e em número suficiente ao cumprimento das várias tarefas, diante do número significativo de atos proferidos por cada unidade judiciária.
Com a criação das Secretarias Judiciárias, as atividades das Varas de Família ficam concentradas na área jurídica. Já os expedientes administrativos são de responsabilidade das secretarias. Dessa forma, os magistrados voltam-se para a atividade-fim, que corresponde à elaboração de despachos, decisões e sentenças.