Conteúdo da Notícia

Roberto Jorge era presidente da Rede Latino-Americana de Juízes

Roberto Jorge era presidente da Rede Latino-Americana de Juízes

Ouvir: Roberto Jorge era presidente da Rede Latino-Americana de Juízes

Faleceu nessa quinta-feira à tarde (23/07), o juiz de Direito Roberto Jorge Feitosa de Carvalho, titular da Comarca de Cariré. A morte do magistrado se deu em decorrência de acidente automobilístico na BR-020, no município de Maranguape.
O velório está acontecendo na Funerária Ethernus, em Fortaleza. Às 15h30, no mesmo local, será celebrada missa de corpo presente. O sepultamento do juiz está marcado para às 17h30, no Cemitério Parque da Paz.
Roberto Jorge Feitosa de Carvalho faleceu aos 45 anos, deixando três filhos e a esposa, Adriana Neri Brandão de Carvalho. Natural de Fortaleza, o magistrado também era presidente da Rede Latino-Americana de Juízes (REDLAJ) e integrante do conselho fiscal da Associação Cearense de Magistrados (ACM).
Carreira
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Jorge iniciou no Judiciário em 1994, quando foi nomeado assessor de desembargador, em cargo comissionado. Aprovado em concurso público, assumiu o cargo de técnico judiciário de 1ª entrância em 1998, para a Vara Única da Comarca de Aratuba.
Depois de mais uma aprovação em concurso público, ingressou na magistratura em dezembro de 2001, quando foi nomeado e empossado juiz titular da Comarca de Cariré. Em 2003, foi designado para responder pela Diretoria do Fórum das Comarcas de Cariré e Irauçuba. Também já respondeu pela 4ª Vara da Comarca de Sobral e pelas comarcas de Forquilha e Groaíras.
De fevereiro a novembro de 2005, coordenou a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). No mesmo ano, recebeu duas menções honrosas do desembargador João de Deus Barros Bringel, já aposentado. A primeira, por participar da coordenação, planejamento e execução do Concurso Público do Poder Judiciário do Ceará. A segunda, pela organização e publicação do livro “Ementário da Jurisprudência ? volumes 9, 10 e 11”.
Em 2006 e 2007, concluiu mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Barcelona, na Espanha, e recebeu o diploma de Estudos Avançados com a dissertação “Cooperação Judicial na União Européia”. Em seguida, concluiu Programa de Doutoramento em Direito Constitucional na mesma universidade, no programa “Direito na Sociedade Globalizada”.
(com colaboração da Assessoria de Imprensa da Associação Cearense de Magistrados)