Conteúdo da Notícia

Repercute no Ceará decisão do CNJ de propor controle e divulgação dos gastos no judiciário

Ouvir: Repercute no Ceará decisão do CNJ de propor controle e divulgação dos gastos no judiciário

24.07.09
Repercutiu positivamente no Ceará a iniciativa do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de propor mecanismos de controle e de divulgação dos gastos no Judiciário.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) terá como meta para os próximos anos a implantação de um sistema de controle de gastos para o Poder Judiciário, que seria semelhante ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal. A ideia foi lançada nesta terça-feira (21/07) pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, durante a assinatura do termo de posse de oito novos conselheiros na sede do Conselho em Brasília. ?Precisamos avançar mais e mais no controle e transparência de gastos?, enfatizou o ministro ao defender a iniciativa.
Em seu discurso, o ministro Gilmar Mendes disse que, é necessário que o Judiciário tenha mais transparência na realização de seus gastos. ?É preciso ter a noção de que temos de prestar contas e o CNJ contribui com esse tipo de noção no Judiciário?, afirmou. O ministro enfatizou que o Conselho tem encontrado inúmeros problemas nas inspeções realizadas pelos tribunais do país. ?O que temos encontrado nas inspeções sugere a ausência de controle?, afirmou.
Segundo o ministro, a implantação de um modelo que traduza um Siafi do Judiciário vai ajudar no controle de gastos e na transparência do Poder Judiciário. ?Estamos absolutamente convencidos que é necessário pensar num modelo que traduza um Siafi do Judiciário?, mencionou. Gilmar Mendes disse ainda que o CNJ está promovendo uma reforma administrativa no Judiciário, lembrando que o País carece de uma reforma administrativa e de uma reforma de Estado.