Conteúdo da Notícia

Psicólogos e assistentes sociais atendem as partes durante mutirão de conciliação

Ouvir: Psicólogos e assistentes sociais atendem as partes durante mutirão de conciliação

03.05.10
O Núcleo de Apoio à Jurisdição do Fórum Clóvis Beviláqua disponibiliza, até a próxima sexta-feira (07/05), seis psicólogos e oito assistentes sociais para atender as partes em processos de investigação de paternidade. A iniciativa faz parte das ações do mutirão ?A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação”, que teve início nesta segunda-feira (03/05) no Fórum.
De acordo com a coordenadora do Núcleo, psicóloga Denise Moreira de Aguiar, qualquer pessoa envolvida nesses conflitos pode ser atendida. ?Queremos resgatar o diálogo entre essas pessoas e incentivar a conciliação. Acreditamos no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. A personalidade dessas crianças depende do núcleo familiar que ela convive, da referência paterna e materna que ela tem. O reconhecimento da origem familiar é imprescindível para a formação psicológica, emocional e social dessas crianças?, ressalta a psicóloga.
Além de conversar com as partes, os profissionais interagem com as crianças, realizando atividades lúdicas, como desenhos e pinturas. ?O objetivo é que essas crianças se expressem e fiquem menos ansiosas?, explica Denise Moreira.
Para M.R.B.F., mãe de M.B.E., de sete anos, o apoio psicossocial facilita a interação entre pai e filho. ?A psicóloga conversou com a gente e nós ficamos mais tranquilos?, declarou.
Já R.F.N, que veio fazer o exame de paternidade para investigar se é pai de M.B.E., acredita que o mutirão está agilizando os processos e contribuindo para a conclusão desses casos. ?Principalmente por fornecer exames de DNA gratuitos, pois não tinha dinheiro para fazer em laboratório particular. Agora saberei se sou realmente pai da criança. Se der positivo, quero ficar mais próximo dela e ajudar no que for necessário?, afirmou.
O juiz coordenador do evento, Francisco Bezerra Cavalcante, ressalta que a presença de um psicólogo e de um assistente social é fundamental nas Varas de Família. ?Trabalhamos a questão social dentro das famílias. Por isso, é importante a interação entre o trabalho psicossocial e a Justiça. O Núcleo de Apoio à Jurisdição pode contribuir muito com a solução desses conflitos?, ressalta o magistrado.
Denise Aguiar informou que será mantido contato telefônico ainda esta semana com as partes que faltaram às audiências . O objetivo é remarcar nova sessão conciliatória.