Conteúdo da Notícia

Projeto Geladoteca incentiva a leitura enquanto jurisdicionados aguardam audiência no Cejusc

Projeto Geladoteca incentiva a leitura enquanto jurisdicionados aguardam audiência no Cejusc

Ouvir: Projeto Geladoteca incentiva a leitura enquanto jurisdicionados aguardam audiência no Cejusc

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Fórum Clóvis Beviláqua está disponibilizando livros, revistas e quadrinhos para jurisdicionados de todas as faixas etárias que participam de atividades na unidade. O material literário fica disponível nos corredores do Fórum, em frente ao Cejusc, dentro de uma geladeira antiga. Daí o nome do projeto: Geladoteca.
Em funcionamento desde o dia 5 de outubro, data da inauguração oficial das novas instalações do Cejusc, a ação tem como objetivo propiciar um ambiente mais harmonioso aos jurisdicionados e estimular o hábito da leitura. Segundo a juíza coordenadora do Cejusc, Natália Almino, além da prática e incentivo à autocomposição dos conflitos, a unidade tem a missão de proporcionar ações de exercício da cidadania. “O Cejusc é também um espaço de cidadania e levar a leitura para os jurisdicionados faz parte desse conceito”, explica.
Segundo ela, o projeto visa ainda humanizar os espaços do Fórum e dar opções de distração ao público enquanto aguarda a realização das audiências de mediação e conciliação. “Nós acreditamos que a angústia da espera pode ser amenizada com a leitura. É uma forma de a parte se distrair”, enfatiza a juíza.
A Geladoteca vai funcionar ainda como espaço de divulgação para os trabalhos realizados com as crianças que participam do projeto “Pais e Filhos”, desenvolvido pelo Cejusc. No local serão exibidos os desenhos e atividades criados pelas crianças atendidas durante as
A geladeira antiga transformada em biblioteca foi doada pelo Departamento de Patrimônio do Tribunal de Justiça do Ceará e reformada pelos próprios servidores do Cejusc. A partir de novembro, outra unidade entrará em funcionamento. Já o material literário foi resultado de doação feita pelos próprios servidores. O projeto, no entanto, está aberto a novas doações para que a ação possa se estender por todo o Fórum.
A Geladoteca está disponível durante o horário de funcionamento do Fórum Clóvis Beviláqua e pode ser utilizada por qualquer jurisdicionado. Os interessados em levar para casa algum exemplar da geladeira poderão fazê-lo. Quem tiver interesse em doar novos materiais, pode deixá-los no próprio local.