Conteúdo da Notícia

Projeto “Começar de Novo” chega ao Ceará

Ouvir: Projeto “Começar de Novo” chega ao Ceará

14.12.2009
?Uma cela vazia, um posto de trabalho ocupado?. Esse é o lema do projeto ?Começar de Novo?, uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que chegou ao Ceará em dezembro desse ano. Com o intuito de promover uma série de ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para a proposição de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, no Ceará os primeiros resultados positivos do projeto já foram obtidos: três ex-presidiários já estão trabalhando nas dependências do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
?A maior parte dos presos reincidentes ocupa a faixa etária de 18 a 25 anos. Implementar um projeto que dê uma nova oportunidade para essas pessoas, através de uma reinserção social, é um importante passo dado pelo Poder Judiciário no sentido de impedir a reincidência criminal?, afirma a juíza da Vara de Execução Especial e Penas Alternativas da comarca de Fortaleza e coordenadora do projeto no Ceará, Maria das Graças Almeida Quental.
Ela diz que, com o projeto, o Poder Judiciário chama para si a responsabilidade de lutar por uma sociedade melhor, além de convocar a todos para ajudar nesse processo o qual não pode ficar na responsabilidade de um único órgão ou instituição. ?Ao fazer a sua parte, a Justiça chama ainda a todos, indistintamente, para contribuir para um desenvolvimento social. Esse processo deve ser da responsabilidade de todos e só com o envolvimento de diversos setores é possível obtermos êxito?.
Além do TJCE, a SindiCarnes-CE é outra entidade que já confirmou parceria com o ?Começar de Novo? e vem dando exemplo. Ao todo serão destinadas 10 vagas de emprego que em breve estarão a disposição dos beneficiados com o projeto.
Demais entidades e empresas, públicas ou privadas, que queiram participar do projeto ?Começar de Novo?, podem entrar em contato através do e-mail: comecardenovo@tjce.jus.br. Ou ainda falar com a coordenadora do projeto, Maria das Graças Almeida Quental, através do telefone da Vara de Execução Especial e Penas Alternativas da comarca de Fortaleza que é 3488-3953/3950.