Conteúdo da Notícia

Programa de TV fala sobre boas práticas do Judiciário para celeridade e melhoria dos serviços

Programa de TV fala sobre boas práticas do Judiciário para celeridade e melhoria dos serviços

Ouvir: Programa de TV fala sobre boas práticas do Judiciário para celeridade e melhoria dos serviços

O “Judiciário em Evidência” desta semana fala sobre as boas práticas da Justiça estadual para celeridade e melhoria dos serviços aos cidadãos. O entrevistado é o juiz Augusto Cézar de Luna Cordeiro, titular da 2ª Vara Cível de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O magistrado explica como funcionam os projetos que desenvolve na unidade. Uma das iniciativas é voltada para crianças e adolescentes em situação de acolhimento e risco social. Em parceria com secretarias municipais, o juiz trabalha a reestruturação das famílias para garantir que os meninos e meninas possam voltar para casa.
Outro projeto, que ficou em primeiro lugar no Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2015, concedido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), vem ajudando jovens em conflito com a lei. O objetivo é evitar a reincidência e fazer com que os adolescentes sejam reinseridos na sociedade por meio do estudo e do trabalho.
Augusto Luna destaca a importância de investir em métodos alternativos de solução de conflitos, como a conciliação e mediação. Ele ainda ressalta as características do novo juiz, que está cada vez mais acessível à população.
O programa traz reportagem sobre visita do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) ao Poder Judiciário cearense. Você também vai conhecer um projeto que pretende dar celeridade ao julgamento de réus com múltiplas denúncias. A iniciativa tem à frente a juíza Jacinta Inamar Franco Mota, coordenadora da área das Varas Criminais de Fortaleza.
Tem matéria sobre as ações promovidas pelo Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher de Fortaleza durante o pré-Carnaval. O objetivo é conscientizar a população sobre a Lei Maria da Penha e sobre o que deve ser feito ao flagrar ou sofrer algum tipo de violência doméstica. E você vai saber mais sobre o autoexame da mama numa reportagem sobre workshop de prevenção do câncer de mama, promovido pelo TJCE.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (25/02) na TV Assembleia, às 18h30; no domingo (26/02) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (27/02), na TV Fortaleza, às 14h30.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.