Conteúdo da Notícia

Pretendentes à adoção e servidores do Judiciário estadual participam de capacitação no TJCE

Pretendentes à adoção e servidores do Judiciário estadual participam de capacitação no TJCE

Ouvir: Pretendentes à adoção e servidores do Judiciário estadual participam de capacitação no TJCE

Pretendentes à adoção que moram em Maracanaú e em outros 14 municípios pertencentes à 5ª Zona Judiciária participaram, nesta sexta-feira (21/07), do curso psicossocial e jurídico no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A capacitação objetiva habilitar interessados em adotar e é uma iniciativa da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), que também vai beneficiar interessados das 7ª e 8ª Zonas (Sobral e Tianguá), 6ª (Caucaia), 3ª e 4ª (Quixadá e Russas, respectivamente) e 9ª (Crateús).
Na ocasião, foram abordadas questões que envolvem desde o primeiro contato com a criança ou adolescente até a pós-adoção, sobretudo no que diz respeito ao relacionamento entre pais e filhos no início da convivência. O momento também serviu para que os participantes falassem sobre as motivações e expectativas.
É o caso do supervisor de termelétrica, Alexandro Lopes. Ele já possui um filho adotivo, mas gostou tanto da experiência que deseja adotar mais uma criança. Desta vez, uma menina. “Achei muito importante [o treinamento] porque recebemos uma orientação psicológica e jurídica. É um ponto positivo para quem está no cadastro de adoção, e um respaldo a mais que comprova o nosso real interesse”.
A administradora de empresas, Otília Santos, também participou do curso. Ela já tem dois filhos biológicos e falou do interesse em adotar uma menina. “Quando você vê que existem várias pessoas buscando os mesmos objetivos, gera um conforto ainda maior. Eu gosto de casa cheia. Dá pra aumentar a família, o coração aguenta”.
APOIO
A capacitação conta com o apoio das Organizações Não Governamentais Acalanto Fortaleza e Rede Adotiva. Vanessa Silveira Castro, psicóloga da Acalanto, reforçou a importância dos pretendentes fazerem a preparação. “É importante que estejam cientes e conscientes de todas as questões que podem surgir durante o processo, como a adaptação, que é algo natural, porque a criança vai se habituar a uma rotina familiar que ela não tinha antes”.
Para o promotor de Justiça Dairton Oliveira, que orientou aos participantes a respeito dos procedimentos jurídicos, a capacitação é fundamental pois “é um momento para pretendentes sanarem suas dúvidas e receberem orientações psicossocial. Eles saem daqui realmente mais preparados. Todos ganham com essa iniciativa da Cejai”. O promotor também salientou a necessidade de essas pessoas estarem inseridas no CNA para a própria segurança delas e dos futuros filhos.
Os participantes receberam certidão comprobatória de participação com validade em todo Brasil. A próxima etapa será avaliação psicossocial, com entrevistas e visitas domiciliares.
SERVIDORES
Além disso, os servidores que operam no CNA nas unidades da 5ª Zona Judiciária receberam treinamento, ministrado pelo chefe da Seção de Cadastro de Adoção do Fórum de Fortaleza, Deusimar Rodrigues de Alencar, a respeito da operacionalização do sistema. Ele ressaltou a relevância da qualificação para melhor atendimento às crianças e adolescentes disponíveis. “Se todas fossem inseridas no cadastro nacional, nós, praticamente, não teríamos fila de pretendentes. O Judiciário cearense está trabalhando para isso”.
Este é o segundo encontro realizado pela Cejai, em conformidade com a Portaria nº 1.028, publicada no Diário da Justiça do dia 16 de junho, que prevê a capacitação em todo o Estado. O primeiro ocorreu no dia 30 do mês passado, em Juazeiro do Norte, sede da 1ª Zona Judiciária, contemplando as demais comarcas que fazem parte da região, e da 2ª Zona, que tem como sede Iguatu.
CRONOGRAMA

DATA  LOCAL DO CURSO REGIÕES BENEFICIADAS
21/07 FORTALEZA 5ª ZONA
18/08 SOBRAL 7ª E 8ª ZONAS
15/09 FORTALEZA 6ª ZONA
06/10 QUIXADÁ 3ª E 4ª ZONAS
10/11 FORTALEZA 5ª E 6ª ZONAS
1º/12 CRATEÚS 9ª ZONA