Conteúdo da Notícia

Presidente empata com Figueiredo

Ouvir: Presidente empata com Figueiredo

Nacional 14.06.10
Brasília Uma análise dos ministros nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2003 não ajuda a definir o perfil do que substituirá o ministro Eros Grau, que se aposenta às vésperas de completar 70 anos. Lula seguiu, para cada indicação, uma lógica própria. Desta vez, arriscam integrantes do governo, ele escolherá alguém da extrema confiança, que lhe seja próximo, já que esta será sua última indicação para o tribunal.
Mas o nome com tal perfil, que era certo para a vaga, era o de José Antonio Dias Toffoli, já indicado com a morte do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Outro que se encaixaria perfeitamente no perfil seria Sigmaringa Seixas. Porém, além de ter recusado os convites de Lula, Sigmaringa já passou dos 65 anos, limite de idade para ser nomeado ministro do STF.
Com esta última nomeação, Lula fechará seu governo com nove indicações para o Supremo, empatando com o general-presidente João Figueiredo (1979-85). Foram escolhidos por Lula: Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Menezes Direito e Toffoli. O sucessor de Lula deverá indicar quatro.