Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE recebe visita de desembargadora francesa

Presidente do TJCE recebe visita de desembargadora francesa

Ouvir: Presidente do TJCE recebe visita de desembargadora francesa

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, recebeu a visita da desembargadora francesa Christine da Luz nesta quarta-feira (22/11). A magistrada está conhecendo as instalações do Judiciário cearense, acompanhada da juíza Tereza Germana Lopes de Azevedo, que organizou a visita junto à Escola da Magistratura Francesa.
“É uma felicidade grande receber uma desembargadora da Corte de Apelação da França, porque a gente aproveita pra conhecer a realidade, troca experiências e podemos sentir como é que outros países tratam a questão da justiça”, destacou o presidente na ocasião.
Durante a semana, a magistrada ainda visitou o Fórum de Caucaia, o juizado instalado na Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Fórum Clóvis Beviláqua, onde pôde assistir dois júris, além de conhecer o projeto das Varas de Execução Penal, Aprendizes da Liberdade.
Nesta quinta-feira (23/11), a desembargadora conhecerá a Corregedoria-Geral da Justiça e a Vara de Audiências de Custódia de Fortaleza. Já na sexta, participará do Seminário “Diálogos entre o Direito Brasileiro e o Direito Francês”, às 17 horas, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Ela vai falar sobre o Código Civil francês, que tem mais de dois séculos de existência, e como a lei se adaptou ao longo dos anos.
A magistrada é pesquisadora e conselheira da Corte de Apelação de Caiena, na Guiana Francesa. Também já representou a França como juíza de ligação da Embaixada em Pequim, na China, e exerceu o cargo de assessora do secretário-geral do Ministério da Justiça francês.