Conteúdo da Notícia

Policial militar “Joãozinho Catanã” será julgado nesta quinta-feira pela 5ª Vara do Júri

Ouvir: Policial militar “Joãozinho Catanã” será julgado nesta quinta-feira pela 5ª Vara do Júri

A 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta quinta-feira (09/08), às 14h, o policial militar João Augusto da Silva Filho, conhecido como “Joãozinho Catanã”. Ele é acusado de participar do assassinato de Joacir Nogueira de Sousa.

O réu foi submetido a júri popular no dia 6 de junho de 2002. O Conselho de Sentença reconheceu a negativa de autoria, sustentada pela defesa, e o acusado foi absolvido. O Ministério Público estadual recorreu, justificando que a decisão dos jurados contrariou a provas dos autos.

Conforme o Ministério Público, o crime ocorreu no dia 19 de junho de 1993, por volta das 2h05, nas proximidades do viaduto da avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Ainda segundo a denúncia, o policial teria agido na companhia de outros três acusados: Francisco Carlos Estevão Gomes, Jonas Lourenço da Silva e Francisco José Ferreira Dias.

Naquele dia, Joacir Nogueira estava alcoolizado e havia discutido com Francisco Carlos. A vítima foi em casa e retornou com um revólver. No entanto, foi perseguido e baleado, vindo a falecer no hospital.

Francisco Carlos e Francisco José Ferreira foram julgados no dia 20 de novembro de 2001. Na ocasião, o Conselho de Sentença reconheceu a tese sustentada pela defesa, de negativa de autoria. Os dois foram absolvidos. Jonas Lourenço morreu durante o curso do processo.