Conteúdo da Notícia

Policial “Joãozinho Catanã” vai a julgamento nesta 5ª feira

Ouvir: Policial “Joãozinho Catanã” vai a julgamento nesta 5ª feira

18.03.2010
?O julgamento do policial militar João Augusto da Silva Filho, conhecido como ?Joãozinho Catanã?, será realizado nesta quinta-feira, às 14 horas. O júri havia sido agendado para o último dia 11 de março, mas naquela data o advogado do acusado, Fábio de Deus, apresentou atestado médico, alegando estar impossibilitado de fazer a defesa do réu em plenário. O policial já possui uma condenação por prática de homicídio e participação em grupo de extermínio.
O juiz titular da 3ª Vara do Júri, José de Castro Andrade, presidirá o julgamento. O magistrado indicou o defensor dativo João Irton Veloso Frota para patrocinar a defesa do réu, caso o advogado volte a faltar a sessão desta quinta-feira, de modo a assegurar a realização do júri. A acusação será feita pela promotora de Justiça Joseana França Pinto.
?Joãozinho Catanã? é acusado de matar Francisco Clábio de Assunção, em 26 de julho de 2004, na rua Monsenhor Hipólito Brasil, no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza. Ele responderá por homicídio duplamente qualificado, motivo fútil e utilização de recurso que tornou impossível a defesa da vítima.
A investigação policial aponta que no dia do crime, por volta das 22 horas, Francisco Clábio estava em casa, assistindo a um programa de televisão na companhia da mãe, quando um homem vestindo farda da Polícia Militar desceu da moto, entrou na casa e efetuou vários disparos contra a vítima, que faleceu no local. Após o crime, o acusado fugiu.
Segundo a denúncia do Ministério Público, ?Joãozinho Catanã? era conhecido no bairro por executar criminosos. Francisco Clábio teria sido morto pelo policial porque era usuário de drogas e praticava roubos na região. O acusado nega a autoria do homicídio.
Joãozinho Catanã já foi julgado e condenado, no dia 30 de junho de 2009, a 20 anos e seis meses de reclusão em regime inicialmente fechado, por formação de quadrilha e homicídio duplamente qualificado, pelo assassinato de Lucivando Borges de Queiroz, o ?Bodó?, em fevereiro de 2007, no bairro Otávio Bonfim. Atualmente, ele está preso no Presídio Militar, localizado no 5º Batalhão da Polícia Militar.?
(Site do TJ-CE)