Conteúdo da Notícia

Poder Judiciário discute ações para a infância e juventude com a Primeira-dama do Ceará

Poder Judiciário discute ações para a infância e juventude com a Primeira-dama do Ceará

Ouvir: Poder Judiciário discute ações para a infância e juventude com a Primeira-dama do Ceará

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, recebeu, nesta segunda-feira (11/05), a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. O objetivo do encontro foi debater ações voltadas para crianças e adolescentes em situação de acolhimento e vulnerabilidade social.

A chefe do Poder Judiciário afirmou que a reunião foi importante para estreitar as relações entre os dois poderes. “A primeira-dama ficou sensível aos nossos problemas na área da infância e juventude e é necessário manter esse diálogo para resolvê-los. É disso que a sociedade precisa: Judiciário e Executivo de mãos dadas”.

Onélia Leite revelou ter visitado as duas instituições mantidas pelo Estado: Casa Abrigo, onde estão acolhidos 100 meninos e meninas, e Tia Júlia, que conta com 79. “Fiquei tocada com a situação das crianças. Tenho dois filhos e sei que nada substitui um lar”, destacou.

A primeira-dama se comprometeu a disponibilizar, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo, pedagogo e profissional do Direito. Eles trabalharão no Fórum Clóvis Beviláqua, vinculados à Coordenadoria das Varas Infância e da Juventude de Fortaleza, e na Casa Abrigo.

O projeto, que vai funcionar de forma experimental, pretende agilizar processos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Dessa forma, eles poderão retornar mais rápido para a família biológica ou ampliada e, somente quando necessário, serão encaminhados à adoção.

A desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai/CE), ressaltou a necessidade de dar celeridade a esses processos. “Nós pretendemos agilizar porque a adoção tardia finda trazendo prejuízos sociais, psicológicos e materiais ao adotado”.

Participaram da reunião a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, titular da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), e a juíza Alda Maria Holanda Leite, coordenadora das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza. Também esteve presente o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), Jorbertini Clementino; a secretária executiva da pasta, Ana Cruz; a coordenadora da Proteção Social Especial da STDS, Mariana Abreu e a orientadora da Célula de Atenção à Alta Complexidade da STDS, Rita de Cássia, além da diretora do abrigo Tia Júlia, Luisa Helena. Participou, ainda, a secretária-chefe da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), Socorro França.